César Nascimento fala do show no Crioula Festival e homenagem no Carnaval de Olinda (PE)
O show do cantor e compositor será nesta sexta-feira, na Casa Barrica. E no Carnaval de Olinda, César Nascimento será homenageado com o Coreirão, boneco gigante originado e é tradição na folia pernambucana
Embora cansado da viagem de Petrópolis (RJ), onde reside, para São Luís, o cantor e compositor CÉSAR NASCIMENTO participou do TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, na noite de terça-feira (7/2), acompanhado da esposa, RENATA NASCIMENTO.
Durante a conversa informal, CÉSAR NASCIMENTO falou da importância do CRIOULA FESTIVAL para o MARANHÃO e o BRASIL, destacando a relevância do TAMBOR DE CRIOULA, reconhecido pelo IPHAN como PATRIMÔNIO IMATERIAL DO BRASIL. Emocionado elogiou a iniciativa de EMANUEL DE JESUS, ELLEN e do maestro ZÉ AMÉRICO BASTOS, diretor do musical do festival, pela iniciativa, e devido a fazer parte do CAST de artistas convidados para a primeira edição do evento.
CÉSAR NASCIMENTO se apresenta nesta sexta-feira, (10/2), na Casa Barrica, na Madre Deus, com início às 19h30, que terá ainda roda de tambor de crioula, show Rufar dos Tambores, com Luiz Cláudio Farias e a banda Parôpraquentá. Na sequência tem a Banda Crioula Festival e César Nascimento.
- Esse festival vai reunir duas linguagens, o tradicional Tambor de Crioula, patrimônio imaterial, e a Música Popular Brasileira. Preparei para o repertório deste show, músicas já consagradas pelo público, mas, principalmente, aquelas que foram influenciadas pelo ritmo do tambor. Algumas delas, gravadas no DVD Violão de Coreiro. Tenho uma conexão direta com a brincadeira. Sou discípulo e um dos integrantes do Tambor de Crioula de Mestre Felipe, e é com muita alegria que participo do Crioula Festival - ressalta César Nascimento.
COREIRÃO
Além de falar do novo disco EPedras, com quatro pérolas inéditas do reggae: DEIXA A MARÉ, MANGUE SECO, AGARRADINHO E ALGODOAL, CÉSAR disse que será homenageado no CARNAVAL DE OLINDA (PE), de 2023, com o presente do boneco “batizado COREIRÃO”, em exposição na CASA DE BONECOS e tradição na folia pernambucana.
- Eu, Zeca Baleiro, Nosly e Djalma Chaves somos os homenageados pelo tradicional CARNAVAL DE OLINDA. Me senti honrado com a homenagem até porque devido o meu envolvimento com o tambor de crioula já sou conhecido no Rio de Janeiro como 'coreiro'. E o nome já espalha para o resto do Brasil - brinca.
ORIGINALIDADE, BRASILIDADE E TRADIÇÃO
Os Bonecos de Olinda são bonecos gigantes originados na cidade de Olinda e usados em eventos festivos como o Carnaval de Pernambuco. São feitos de tecido, isopor, papel, madeira, fibra de vidro e alumínio.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.