Troca de Ideia

O Corpo em movimento com Urias de Oliveira e Claudiana Cotrim

Em entrevista ao jornalista Pedro Sobrinho, os dois atores falaram da parceria, do espetáculo O Macaco Malandro e da Oficina Corpo, Expressão e Movimento.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 02/05/2023 às 10h39
Claudiana Cotrim e Urias Oliveira na Mirante FM. Foto: Divulgação
Claudiana Cotrim e Urias Oliveira na Mirante FM. Foto: Divulgação (Emanuel Ballata)

Entre os dias 2 e 18 de maio, ocorre na COMPANHIA CASA DO SOL COMPANHIA DE ARTES, na PRAIA GRANDE, a oficina: CORPO, EXPRESSÃO E MOVIMENTO com o ator URIAS DE OLIVEIRA, juntamente, com a atriz CLAUDIANA COTRIM, participou do quadro TROCA DE IDEIA, na última terça-feira (25/4), no PLUGADO, na MIRANTE FM. 

Num bate-papo recheado de informalidade, os dois falaram da longa parceria concebida através da arte. Destacaram ainda, o espetáculo O MACACO MALANDRO, com texto de TATIANA BELINKY; direção de URIAS DE OLIVEIRA; e no elenco: CLAUDIANA COTRIM, EMANUEL BALATA, BRENO NINA, ERIVELTO VIANA E URIAS DE OLIVEIRA.

Segundo URIAS e CLAUDIANA, o MACACO MALANDRO é uma fábula que apresenta uma moral que é concluída com a plateia. Numa floresta se encontram uma raposa e um lobo, ambos com muita fome. Eis que eles encontram um queijo. A relação dos dois é abalada, surge uma grande discussão para saber de quem seria a iguaria encontrada, se de quem a cheirou primeiro, ou de quem a encontrou primeiro. Não chegando a nenhuma conclusão, eles decidem pedir ao macaco que é juiz da floresta que resolva a questão. A confusão está feita, e quem se dá bem é o macaco, o esperto juiz. E a moral da história: é... conversando que a gente se entende - explicam.

O CORPO EM MOVIMENTO

A oficina é uma introdução a busca e vivência criativa, partindo da consciência corporal e instrumentalização técnica dos participantes, guiando-os ao autoconhecimento através dos três fundamentos básicos de pisar, olhar e respirar.

- A consciência e o treinamento físico/energético possibilitam a criação corporal para teatro, dança, performance, cinema e para a vida cotidiana, podendo ser aplicada em qualquer área de trabalho - ressalta URIAS. 

Utilizando métodos de treinamento criados por mestres da expressão corporal, como Rudolf Laban, Eugênio Barba, Grotowisky, e pelo ator/encenador Urias de Oliveira com seu método “CORPO BRINCANTE INSTRUMENTO DE CRIAÇÃO”, se faz o uso de arquétipos encontrados nas danças sagradas e populares do Maranhão: BUMBA MEU BOI, MINA, e CÔCO.

- Este método é elaborado a partir da observação de fundamentos de dinamização da energia interna, presentes na religiosidade Afro-indígena e através de estudos, experimentação e prática sobre as brincadeiras populares do estado do Maranhão e Brasil. Um trabalho direcionado a artistas do corpo, educadores e todas as pessoas interessadas no conhecimento do corpo físico e emocional, para uso como linguagem de comunicação - concluem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.