Comunicação Comunitária e os Povos Tradicionais
As jornalistas Cristiane Moraes, Yndara Vasques e Franci Monteles são unânimes em afirmar que na comunicação comunitária o protagonismo é dos povos tradicionais. Elas ministraram oficina sobre o tema na UFMA.
Entende-se que fazer mídia comunitária é fazer rádio, televisão, jornal, internet e outros veículos alternativos, para o povo, sem fins lucrativos, apenas como um processo de construção realizado pela própria comunidade, a fim de informar o seu grupo de pessoas e debater ideias de modo geral.
O tema RÁDIO COMUNITÁRIA: A PARTIR E PARA OS POVOS TRADICIONAIS foi destsaque no quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, na última terça-feira (20/6), tendo como anfitriãs as experientes jornalistas CRISTIANE MORAES, YNDARA VASQUES e FRANCI MONTELES. O trio de mulheres empoderadas e atuantes ministraou oficina de Comunicação Comunitária: a partir e para os povos e comunidades tradicionais, durante o XVII Encontro Humanístico da Universidade Federal do Maranhão com organização do Centro de Ciências Humanas.
De rede em rede, de território em território, das mais variadas formas, se constituindo no local-local e no local-global, as experiências de comunicação popular e comunitária que surgem pela própria necessidade de comunicar colocam o desafio de que comunicadoras e comunicadores de povos e comunidades tradicionais estejam no centro dos debates e da formulação de projetos de regulação e políticas de comunicação no país, propondo alternativas que sigam barrando os retrocessos e avançando em direitos. E mais detalhes sobre o tema no PODCAST/PLUGADO MIRANTE FM. E com a palavra as três jornalistas.
Saiba Mais
- Governo cria normas para compartilhamento de postes de energia
- Brasil receberá equipamento que amplia banda larga e defesa do país
- Mudanças no modelo de telecomunicações estão em debate até o fim da semana
- Primeiras migrações de rádios AM para FM devem ocorrer até abril, diz ministro
- Ministério abre consulta sobre valores de migração de AM para FM
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.