Comunicação Comunitária e os Povos Tradicionais
As jornalistas Cristiane Moraes, Yndara Vasques e Franci Monteles são unânimes em afirmar que na comunicação comunitária o protagonismo é dos povos tradicionais. Elas ministraram oficina sobre o tema na UFMA.
Entende-se que fazer mídia comunitária é fazer rádio, televisão, jornal, internet e outros veículos alternativos, para o povo, sem fins lucrativos, apenas como um processo de construção realizado pela própria comunidade, a fim de informar o seu grupo de pessoas e debater ideias de modo geral.
O tema RÁDIO COMUNITÁRIA: A PARTIR E PARA OS POVOS TRADICIONAIS foi destsaque no quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, na última terça-feira (20/6), tendo como anfitriãs as experientes jornalistas CRISTIANE MORAES, YNDARA VASQUES e FRANCI MONTELES. O trio de mulheres empoderadas e atuantes ministraou oficina de Comunicação Comunitária: a partir e para os povos e comunidades tradicionais, durante o XVII Encontro Humanístico da Universidade Federal do Maranhão com organização do Centro de Ciências Humanas.
Continua após a publicidade..
De rede em rede, de território em território, das mais variadas formas, se constituindo no local-local e no local-global, as experiências de comunicação popular e comunitária que surgem pela própria necessidade de comunicar colocam o desafio de que comunicadoras e comunicadores de povos e comunidades tradicionais estejam no centro dos debates e da formulação de projetos de regulação e políticas de comunicação no país, propondo alternativas que sigam barrando os retrocessos e avançando em direitos. E mais detalhes sobre o tema no PODCAST/PLUGADO MIRANTE FM. E com a palavra as três jornalistas.
Saiba Mais
- Governo cria normas para compartilhamento de postes de energia
- Brasil receberá equipamento que amplia banda larga e defesa do país
- Mudanças no modelo de telecomunicações estão em debate até o fim da semana
- Primeiras migrações de rádios AM para FM devem ocorrer até abril, diz ministro
- Ministério abre consulta sobre valores de migração de AM para FM
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira