ATUALIDADES

Porto do Itaqui bate recorde de movimentação em julho

Raul Lamarca, Daniel Pereira e Gabriel Cassia explicam como funcionam as movimentações de navios no Porto do Itaqui.

Mirante News FM

Atualizada em 07/08/2025 às 16h26
Raul Lamarca, Daniel Pereira e Gabriel Cassia em entrevista ao Atualidades com Thiago Bastos e Marcelo Rodrigues.
Raul Lamarca, Daniel Pereira e Gabriel Cassia em entrevista ao Atualidades com Thiago Bastos e Marcelo Rodrigues. (Mirante News FM)

SÃO LUÍS - O Porto do Itaqui atingiu um novo recorde em julho de 2025, com a movimentação de 3,76 milhões de toneladas em apenas um mês. Outro marco histórico foi registrado nesse período: o maior número de atracações mensais já realizado, totalizando 112 navios atendidos. No acumulado do ano, o porto já ultrapassa a marca de 21 milhões de toneladas movimentadas.

Recebemos no Atualidades desta quinta (7) o co-fundador do Hub Livre e hub de inovação da Creative Pack, Raul Lamarca, o presidente do SINDOMAR (sindicato dos operadores portuários do Maranhão), Daniel Pereira e o gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), Gabriel Cassia, explicam fatores que contribuíram para o alcance de marco histórico e explicam como o funcionamento do Porto afeta no dia a dia das pessoas. 

“Isso é possível através de uma operação que se chama Ship-to-Ship que você conecta atraca um navio colado ao outro, então os berços 108 e 106 que são berços de combustível, a gente conseguiu dobrar o volume das operações de combustível, então, com isso, a gente consegue otimizar e fazer com que a operação ganhe um volume ainda maior e isso impacta nos nossos resultados além, claro, de toda a operação que comumente a gente já faz, com o mês de julho as chuvas já diminuem a operação se otimiza, então você tem uma operação maior de soja, etc”, explicou Gabriel Cassia.

Assista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.