SÃO LUÍS - A capital vai receber nesta segunda-feira (3), o II Seminário Estadual Mais Mulheres na Política, que será realizado no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão. O evento vai contar com a presença da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia.
O evento tem como proposta fortalecer o debate sobre a ampliação da participação feminina nos espaços de poder, o combate à violência política de gênero e o fortalecimento da representatividade das mulheres nas esferas decisórias.
Nesta sexta-feira (31) em entrevista ao programa Abrindo o Verbo, da Mirante News FM, as militantes Ana Paula Martins e Rielda Alves, ambas do movimento Resistência Feminista, destacaram que o seminário acontece em um momento de retomada da mobilização das mulheres no cenário político.
“É impensável pensar em democracia sem a participação das mulheres. Somos 52% da população, mas ocupamos apenas 18,1% das cadeiras na Câmara dos Deputados”, afirmou Ana Paula.
Rielda Alves reforçou que a sub-representação feminina está ligada ao machismo estrutural e à ausência de políticas efetivas de inclusão. “Nós ainda somos desacreditadas de nós mesmas. É preciso que o Estado e os partidos assegurem condições reais para que as mulheres possam disputar e ocupar os espaços de poder”, pontuou.
Assista a entrevista na íntegra.
Ou escute.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.