PONTO FINAL

Ricardo Arruda defende combate a fake news e destaca avanços na segurança pública do Maranhão

Deputado estadual do MDB afirma que o alarmismo causado nas redes sociais prejudica a imagem do Estado e gera impactos econômicos.

Mirante News FM

Atualizada em 06/11/2025 às 10h50
Deputado estadual Ricardo Arruda (MDB) em entrevista ao Ponto Final com Jorge Aragão.
Deputado estadual Ricardo Arruda (MDB) em entrevista ao Ponto Final com Jorge Aragão. (Wesly Lima / Mirante News FM)

SÃO LUÍS - O deputado estadual Ricardo Arruda (MDB) comentou, em entrevista à Mirante News FM, a repercussão das informações falsas sobre a segurança pública no Maranhão. Para ele, o clima de medo criado por fake news agravou a situação no estado e causou prejuízos à economia local.

“Na verdade, a gente não desconhece que existe, de fato, um problema de segurança pública no Maranhão, isso é de conhecimento de todos. Mas o clima de alarmismo que se construiu no Estado, todos essas fake news, esses áudios, todo esse terror que se construiu, principalmente aqui na cidade de São Luís, na região metropolitana, na verdade, agravou ainda mais o problema”, afirmou o deputado.

Ações do governo e reforço policial

Ricardo Arruda elogiou as medidas do governo estadual para conter a criminalidade, destacando o reforço nas viaturas, a reforma de delegacias e as operações policiais recentes. Para o deputado, o enfrentamento ao crime organizado vem sendo fortalecido com apreensões de drogas, prisões e bloqueio de recursos ilícitos.

“Existe, de fato, uma ação do governo do Estado para melhorar as condições de segurança”, avaliou o parlamentar.

Independência entre os poderes

O deputado também comentou a crescente judicialização de temas políticos e administrativos no estado. Para ele, questões internas do Legislativo devem ser resolvidas dentro da própria Assembleia, sem a necessidade de recorrer ao Judiciário.

“O momento em que o Poder Legislativo começa a recorrer de forma constante ao Judiciário para resolver questões internas enfraquece a instituição como um todo”, afirmou. Arruda defendeu que a harmonia entre os poderes deve ser preservada e que o Judiciário deve manter uma postura imparcial nas decisões.

Cenário político e eleições de 2026

Sobre as articulações políticas para o próximo pleito, Ricardo Arruda afirmou que acredita na liderança do governador Carlos Brandão (PSB) e defendeu que as decisões sobre alianças devem ser tomadas dentro do Maranhão, sem depender de pressões externas.

O parlamentar demonstrou expectativa de que haja união entre os grupos políticos em torno de um projeto comum. “Essa composição é possível caso os grupos possam se desarmar dos seus projetos pessoais e pensar no projeto do Maranhão”, declarou.

Atuação em Grajaú e investimentos regionais

Natural de Grajaú, o deputado ressaltou que mantém o compromisso com sua base eleitoral e com a região Central do estado. Ele destacou obras e investimentos obtidos por meio de articulação com o governo, como a instalação de um banco de sangue e melhorias na rede hospitalar.

“Já temos um serviço de neurocirurgia que é referência estadual, entre os quatro melhores centros do Maranhão”, afirmou.

Conflito de limites entre Grajaú e Arame

Ricardo Arruda também abordou o impasse territorial entre os municípios de Grajaú e Arame. Segundo ele, a disputa está judicializada e ainda sem decisão definitiva, mas já foi solicitada uma audiência pública para debater o tema com prefeitos, vereadores e representantes do Judiciário.

“Quero levar os deputados para lá e ouvir, sobretudo, a população”, disse o parlamentar, reforçando que a solução deve ser construída com diálogo e participação das comunidades locais.

Assista.




 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.