SÃO LUÍS – Com a chegada de um novo ano, o aumento expressivo na procura por academias tem levado muitas pessoas a adotarem rotinas intensas de exercícios em busca de resultados rápidos. O Atualidades desta segunda-feira (12), contou com a participação dos profissionais de educação física Diogo Oliveira, diretor do CREF 21, e Hirlon Braga.
Durante o debate, os especialistas alertaram que o excesso de treinos, cargas elevadas e a falta de descanso adequado podem provocar lesões musculares, problemas articulares, inflamações, fadiga extrema e até alterações hormonais, comprometendo a saúde e o rendimento físico. Os especialistas reforçaram que a atividade física deve ser encarada como um hábito de longo prazo, com progressão gradual, descanso e acompanhamento adequado, garantindo resultados seguros e duradouros.
“A gente falou ainda há pouco sobre o overtraining, que é o principal perigo que a gente tem, com relação aos indivíduos que treinam sete vezes na semana, todo dia, segunda a segunda, e não obedece a esse critério, que é da recuperação neuromuscular, que é a parte integrante do treinamento, onde as fibras vão se regenerar, vão causar aumento maior do volume das fibras musculares” declarou Hirlon Braga.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.