Obesidade e bariátrica: saúde, autoestima e os limites dos padrões corporais
Especialistas destacam a importância do cuidado multiprofissional e alertam para os riscos de tratar a cirurgia bariátrica apenas como resposta à pressão estética.
SÃO LUÍS – No Atualidades, desta quinta-feira (29), o debate foi sobre obesidade e cirurgia bariátrica, abordando a relação entre saúde, autoestima e os limites impostos pelos padrões corporais. Participaram da discussão o cirurgião do aparelho digestivo Benedito Mouchereck, o profissional de educação física Rhomário Almeida e o psicólogo Jacques Alastair, que ressaltaram a importância do acompanhamento multiprofissional antes e depois da cirurgia.
O debate também abordou o papel da atividade física, da saúde mental e do cuidado contínuo no tratamento da obesidade, além dos impactos dos padrões de beleza na autoimagem. A proposta foi ampliar a reflexão sobre decisões conscientes, empatia e responsabilidade no cuidado com o corpo, priorizando a saúde integral e a qualidade de vida.
“A gente vai precisar aí do apoio dos psicólogos, como o Jacques falou, dos educadores físicos, que é como o Romário falou, porque a perda de peso, ela vai ocorrer inicialmente, né? Claro que a gente tem pacientes que podem ter recidiva, podem ter uma incidência de reganho de peso, mas num primeiro momento é quase que impossível o paciente não perder peso e a perda realmente é brusca. E acompanhado de uma perda brusca de peso, você sempre vai perder massa magra, vai perder músculo” declarou Benedito Mouchereck.
Veja.
Saiba Mais
- Nova diretriz sobre obesidade e sobrepeso foca em risco cardiovascular
- Campanha pede inclusão de medicamentos para obesidade no SUS
- Risco de morte em pessoas com obesidade sarcopênica aumenta em 80%
- Um a cada três brasileiros vive com obesidade, mostra relatório global
- Pesquisa mostra que uma em cada três crianças no Brasil tem sobrepeso
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.