SÃO LUÍS – O STEM Racing, antiga F1 in Schools, foi tema no programa Abrindo o Verbo, desta quinta-feira (29), na Mirante News FM. A modalidade integra competição, gestão empresarial e projetos sociais, estimulando jovens a desenvolverem conhecimentos em ciência, tecnologia, engenharia e matemática a partir da vivência prática em escuderias que simulam o funcionamento de empresas, desde o desenvolvimento de minicarros até estratégias de marketing e captação de patrocínio.
Durante entrevista, o assistente técnico de Robótica do SESI Maranhão, Enzo Azevedo Soares, explicou que a mudança no nome reforça o caráter pedagógico da iniciativa.
“A proposta continua sendo a mesma, mas com esse viés mais pedagógico (...). O projeto correlaciona diretamente o que é visto em sala de aula com o que é aplicado na competição, preparando o estudante tanto para o nível técnico quanto para o superior”, destacou.
Formação para o Mercado de Trabalho
A experiência prática também foi ressaltada pelos estudantes integrantes das equipes maranhenses. Para Eric José Azevedo Soares, engenheiro da escuderia Ragnar, o projeto amplia horizontes profissionais.
“Quando o jovem entra no projeto, ele abre um leque de portas. A gente vê pessoas que eram do oitavo ano sem saber o que queriam fazer e hoje estão na universidade, sendo referência na área”.
Já Anna Sofya, engenheira da escuderia Lipima, pontuou que a competição estimula o crescimento coletivo: “Essa rivalidade é saudável, faz a gente querer ser uma equipe melhor, sempre com uma visão profissional, tanto no pessoal quanto no trabalho em equipe”.
Assista a entrevista na íntegra.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.