SÃO LUÍS – Durante o programa Atualidades desta quinta-feira (24), a Especialista em Revisão Textual, Lízia Adriane e o professor de geografia, Saulo Formiga, falaram sobre os assuntos mais recorrentes que precisam ser estudados nessa reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
"Se a gente for elencar na parte de humanas, em particular na geografia, a gente tem que falar de cidades, que é sem dúvidas um tema recorrente há anos. Eu aposto muito para este ano o censo demográfico. Dentro da geografia física, é preciso entender as paisagens brasileiras. Eu tenho que entender a formação do território brasileiro, suas características e suas qualidades enquanto biodiversidade. Biomas por exemplo é mantra", Saulo Formiga.
"O que mais se pode esperar são os gêneros. A prova é muito temática, eles escolhem blocos temáticos e vão distribuindo isso em gêneros textuais. Então o aluno conhecer quais são esses gêneros, quais são as tipologias textuais, figuras de linguagem e essa figura de linguagem perpassada pelo entendimento da semântica. Ele não quer saber se isso é uma metáfora, mas qual foi o sentido dessa metáfora", disse Lízia Adriane
A coordenadora pedagógica, Natália Klin, destacou a importância de manter o equilíbrio emocional à medida que o dia da prova se aproxima.
Continua após a publicidade..
"Nessa reta final a gente vem com estratégias para que esse estudante possa se regularizar emocionalmente. A gente vai ter essas conversas com os alunos, trazer essas estratégias de quais questões ele pode responder primeiramente para dar esse gás entre uma disciplina e outra. Então o que ele pode fazer nesse momento é se desconectar daquilo que deixa ele mais acelerado, nervoso, apreensivo", disse Natália Klin.
Nos dias 3 e 10 de novembro, cerca de 5 milhões de brasileiros são esperados para a realização do Enem, segundo dados divulgados pelo governo.
Assista.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.