SÃO LUÍS - Nesta terça-feira (21), o oftalmologista Mário Menezes foi o entrevistado da Mirante News FM no programa Atualidades. Durante a entrevista, ele falou sobre a importância de cuidar da saúde dos olhos, principalmente na era digital, com uso constante de telas em celulares, tablets e computadores.
“Nós sabemos que a luz azul [das telas], alguns trabalhos começam a mostrar, que a longo prazo, isso pode trazer muitos malefícios. Tanto é que hoje é muito comum que as novas lentes, as lentes de óculos de qualidade, as lentes de contato, elas têm uma proteção contra a luz azul, que é o espectro da luz que pode causar danos na retina a longo prazo. Então, é muito importante que a gente cuide dessa questão das telas, por quê? Por exemplo, os pacientes que têm o astigmatismo, que é um tipo de grau, têm muita dificuldade nas telas. As telas, a luminosidade, causam um certo desconforto visual. Então se você está em casa, de repente, quando você está dirigindo à noite, você olha aquele ponto de luz no poste, e não um ponto de luz, é algo mais de uma linha reta, você pode ter sim um grau de astigmatismo, e quem tem astigmatismo sabe que cansa mais nas telas”, destacou Mário Menezes.
Quem aprende como cuidar da saúde ocular obtém vários benefícios ao longo da vida. O principal deles é prevenir o desenvolvimento de doenças que comprometam a visão e a qualidade de vida. Apesar da importância desses cuidados, muitas pessoas ainda desenvolvem problemas oculares que poderiam ser evitados com alguns cuidados simples.
Continua após a publicidade..
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 285 milhões de pessoas apresentam algum problema de visão. Estima-se que 60 a 80% desses casos poderiam ser evitados ou possuem tratamento.
Assista a entrevista:
Ouça a entrevista:
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias