
SÃO LUÍS – Durante o programa Atualidades desta quinta-feira (27), o Mestre Índio e André França, professor de capoeira, destacaram a importância da capoeira no Estado do Maranhão e como segue sendo uma ferramenta de inclusão social e resistência.
“Eu procuro manter essa tradição, de vários toques de berimbaus dentro desse caminho da capoeira, para não se esquecer essa história lá atrás. Se a gente for realmente pautar essa realidade, a capoeira está com 400 anos. E assim a gente vem seguindo com ela ao longo de todos esses anos pela criação dos nossos ancestrais, dos negros, escravos que criaram a capoeira para se defender dos seus algozes, do capataz, senhor de engenho e tantos outros”, afirmou Mestre Índio.
“A capoeira é luta, mas ela não se resume somente a luta com um para com outro na roda. A capoeira é uma luta contra o preconceito, a desigualdade, é uma luta para que a gente se encontre em espaços que antigamente a gente não podia entrar. Hoje a capoeira está em escolas, clínicas e creches", disse André França.
Continua após a publicidade..
Atualmente, a capoeira é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Mestres e grupos maranhenses desempenham um papel fundamental na preservação e transmissão dos saberes da capoeira.
Assista.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias