
SÃO LUÍS – Durante o programa Atualidades desta segunda-feira (31) a advogada Clayrtha Gonçalves e o pediatra Eltoncastro Oliveira, destacaram avanços nos estigmas entre pessoas com síndrome de down.
“Tudo começa com o preparo. Você encaminhar essa criança para a equipe multidisciplinar, para o geneticista, cardiopediatra, fonoaudiólogo e para fisioterapia. São pessoas que precisam ser estimuladas. Quando os pais são bem treinados e preparados, eles lutam pela inclusão dos seus filhos e eu tenho observado que isso tem molhado bastante”, disse Eltoncastro Oliveira.
"Falar sobre síndrome de down é falar sobre inclusão, é falar sobre o fim dos estigmas, e o que a legislação quer é justamente acabar com os estigmas e trazer a questão da inclusão para dentro da sociedade. Se não tivéssemos uma sociedade que excluíssem pessoas com deficiência não seria necessária uma legislação. E a legislação vem justamente para colocar como direito fundamental que está na constituição federal", afirmou Clayrtha Gonçalves.
Continua após a publicidade..
No Brasil, cerca de 270 mil pessoas têm síndrome de Down, uma alteração genética que ocorre em 1 a cada 700 nascimentos. Graças aos avanços da ciência e da inclusão, essas pessoas têm conquistado mais autonomia e qualidade de vida, chegando, cada vez mais, à terceira idade.
Assista.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias