Outubro Rosa: aspectos psicológicos e o direito do paciente oncológico
Especialistas reforçam a importância de apoio psicológico e de informação sobre os direitos legais para garantir mais segurança às pessoas em tratamento contra o câncer.
SÃO LUÍS – O Atualidades, da Mirante News FM, discutiu nesta quarta-feira (29) os desafios enfrentados por pessoas em tratamento oncológico, destacando tanto os impactos emocionais quanto os direitos sociais garantidos por lei. Em entrevista, a psicóloga Aline Branco explicou que o medo, a ansiedade e as mudanças físicas decorrentes do tratamento afetam diretamente a autoestima e o bem-estar emocional dos pacientes.
Já a advogada Aline Sharlon ressaltou que existem diversos direitos voltados a assegurar dignidade e qualidade de vida durante o tratamento, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, saque do FGTS e do PIS/Pasep, isenção de imposto de renda, além de prioridade no atendimento e no transporte público.
“Não afeta só a vida financeira, afeta sua família, seu estado emocional, lidar com diagnóstico oncológico não é fácil […] hoje ainda se entende que o diagnóstico é uma sentença” Aline Branco.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.