A arte do 'Repente' poderá ser reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil na próxima quinta-feira (11), durante a 98ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O pedido de registro do 'Repente' foi formalizado no ano de 2013, pela Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do Distrito Federal e Entorno. Desde então, o Iphan, iniciou o processo de registro.
A manifestação, que também é conhecida como 'Cantoria', é uma arte brasileira que se aprofunda na improvisação de versos cantados. O 'Repente' reúne verso, rima e oração, que são consideradas como os seus fundamentos.
Os cantadores e cantadoras distribuem-se nas capitais e no interior dos estados do Nordeste e, também, nas regiões para onde houve migrações da população nordestina.
Saiba Mais
- Circuito brasileiro 'Arte não é Privilégio' busca ampliar divulgação da arte urbana
- Viradinha Afro Cultural
- Brasil vai comemorar o Dia Nacional do Maracatu em 1º de agosto
- Iphan realiza I Concurso de Toadas de Bumba meu boi Sotaque de Orquestra na Região do Munim
- Investimentos na cultura têm recorde; Lei Rouanet soma R$ 3 bilhões
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.