Perda

Morre Dalton Trevisan, vencedor do prêmio Jabuti e Camões, aos 99 anos

Escritor foi o autor de uma das grandes obras da literatura brasileira: “O Vampiro de Curitiba”.

Na Mira

Atualizada em 10/12/2024 às 08h43
Dalton Trevisan morre aos 99 anos.
Dalton Trevisan morre aos 99 anos. (Foto: reprodução)

BRASIL - Um dos grandes nomes da literatura, Dalton trevisan, morreu, nessa segunda-feira (9), aos 99 anos na capital paranaense. A informação da morte do autor foi confirmada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e pela família do escritor nas redes sociais. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Dalton Trevisan ficou conhecido por suas icônicas obras literárias e por ter o perfil reservado. Não haverá velório e corpo do autor será para o crematório na região metropolitana de Curitiba.

Quem foi Dalton Trevisan?

Dalton Trevisan nasceu em 14 de junho de 1925, em Curitiba, e começou a carreira literária com a produção da novela "Sonata ao Luar". O escritor brasileiro começou a ganhar destaque nacional com “Novelas nada exemplares”. Suas obras ficaram conhecidas por retratar o cotidiano de forma popular, abordando uma trama psicológica e os costumes urbanos.

Trevisan também foi um dos escritores que recebeu vários prêmios importantes, incluindo o Jabuti e Camões, uma das mais importantes premiações da língua portuguesa. Por ser reservado, a organização do prêmio Jabuti não conseguiu contata o escritor, na época, para avisá-lo da homenagem.

Dalton foi o dono autoral de grande obras literárias, incluindo “O Vampiro de Curitiba” (1965), “A Polaquinha” (1985), “Mistérios de Curitiba” (1968) e “Cemitério de Elefantes” (1964).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.