IMPERATRIZ – Uma exposição particular aberta oficialmente nessa segunda-feira (16), em Imperatriz, reúne 160 presépios em miniatura produzidos em várias cidades brasileiras e,ainda,no Peru,México, Chile, Equador e Moçambique.
As peças, em sua maioria, confeccionadas em barro mostram a habilidade de artesãos e a diversidade de manifestações artísticas sobre o nascimento de Jesus, o acontecimento mais marcante da humanidade.
A curadora da exposição, a professora aposentada Conceição Formiga, explica que nunca gostou de enfeites e Papai Noel, por considerar recursos utilizados apenas por motivos comerciais, diferentemente dos presépios.
Como católica praticante, atualmente integrante do Conselho Diocesano de Leigos e uma das fundadoras do Clube de Mães da Diocese de Imperatriz, ela encontrou nos presépios uma forma de festejar o Natal em família.
Com a formação do acervo, graças aos presentes de amigos e a compra de peças em viagens pelo país, Conceição Formiga resolveu abrir sua casa localizada na rua Godofredo Viana, 1020, Centro, para receber os convidados e dividir com eles os conhecimentos sobre a variedade dos presépios.
No acervo estão presépios produzidos com caixa de leite e de achocolatado; de palha de milho, um produzido num pedaço de rocha e o mexicano que cabe em uma espécie de cumbuca que possui uma tampa com a pintura de uma flor. A exposição continuará até sexta-feira(20) e a entrada é franca, das 19h30 às 22h.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.