MARANHÃO -Nesta sexta-feira (24), as cidades de Itapecuru Mirim e Santa Rita receberão a quarta edição do Projeto Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão. O evento, voltado para crianças e adolescentes, será realizado em escolas municipais e visa a preservação e o fortalecimento da tradição do tambor de crioula entre as novas gerações.
O projeto é organizado pelo Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito. As atividades educativas ocorrerão na UEB Nossa Senhora do Carmo, em Itapecuru Mirim, durante a manhã, e na Escola Municipal Professora Perolina Silva Prazeres, em Santa Rita, no período da tarde.
O principal objetivo das oficinas é proporcionar uma experiência prática e envolvente com a arte do tambor de crioula, abrangendo canto, dança e percussão. Utilizando a metodologia "aprender fazendo", mestres de cultura ensinarão os participantes a tocar instrumentos como tambor grande, meião, crivador e matraca, além de dançar e cantar. As sessões de canto focarão na preservação das toadas tradicionais e na criação espontânea de novas canções.
Em junho, o projeto terá sua etapa cultural com eventos abertos ao público. Itapecuru Mirim sediará apresentações no dia 1º de junho, na Praça da Comunidade Quilombola Oiteiro dos Nogueiras. Já em Santa Rita, as atividades ocorrerão no dia 8 de junho, na Praça da Comunidade Quilombola Vila Fé em Deus.
Itapecuru Mirim
- Local: UEB Nossa Senhora do Carmo
- Data: 24 de maio (sexta-feira)
- Horário: Manhã
Santa Rita
- Local: Escola Municipal Professora Perolina Silva Prazeres
- Data: 24 de maio (sexta-feira)
- Horário: Tarde
Saiba Mais
- Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito lança o álbum "Festa de Tambor"
- Encontro de Tambores de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão chega a Santa Rita
- Projeto de Tambor de Crioula realiza etapa cultural com apresentação de grupos quilombolas em Itapecuru-Mirim
- Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito celebra 39 anos de tradição cultural
- Iphan realiza oficina para preservar o Tambor de Crioula do Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.