Revelação da música maranhense, Núbia recebe duas indicações ao Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2025
Artista é a única mulher entre os indicados na categoria “Reggae”; premiação será em junho, no Rio de Janeiro
BRASIL - A cantora maranhense Núbia foi indicada a duas categorias do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2025. O anúncio foi feito na noite de quarta-feira (9), em cerimônia realizada no Museu de Arte de São Paulo (MASP). A artista concorre nas categorias “Reggae” e “Lançamento de Reggae”.
Na categoria principal, Núbia é a única mulher entre os indicados, ao lado de nomes consolidados do gênero, como Armandinho, Dasplanta, Mukambu e Planta e Raiz.
Na categoria “Lançamento de Reggae”, Núbia foi nomeada pela faixa Sabores, parte do seu primeiro álbum, lançado em 2024. A produção é assinada por Sandoval Filho. A música concorre com faixas de artistas como Céu, Julian Marley, Gustah, Rael e Mukambu.
Ao comentar as indicações, a artista falou sobre a importância do trabalho para sua trajetória.
“Estou muito emocionada com as indicações. Foi algo muito especial e surpreendente. Esse álbum é muito importante pra mim, pois ele carrega muitas coisas minhas e de nós, maranhenses. Obrigado a todos por todo o carinho envolvido, tanto de quem acompanha a nossa jornada, quanto de quem ajudou a produzir [Sabores]. Muito feliz e grata por tudo!”, destacou a cantora maranhense.
Reggae, política e identidade
O disco Sabores mergulha nas diferentes sonoridades do reggae e de suas vertentes, sem deixar de lado influências regionais. As composições abordam temas como identidade, gênero, sexualidade e negritude, com letras marcadas por metáforas e atravessamentos pessoais.
Entre as participações, estão nomes como Célia Sampaio — considerada a maior representante do reggae nacional — na faixa Cartas a uma negra; e Pantera Black, em Risca.
A faixa-título ganhou um videoclipe dirigido por Jonas Sakamoto, disponível no YouTube. O álbum completo pode ser ouvido nas principais plataformas de streaming. Confira:
Sobre o prêmio
Criado em 1987, o Prêmio da Música Brasileira chega à 32ª edição em 2025, agora com novo nome: Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira. Ao longo da história, mais de 1.500 artistas foram premiados. Este ano, a cerimônia acontece no dia 4 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com 18 categorias no total.
Além de Núbia, outra maranhense também aparece entre os indicados: Alcione concorre nas categorias “Samba” e “Lançamento de Samba”, com a música Marra de Feroz.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.