O príncipe Harry esbanjou simpatia e posou para fotos com fãs que o aguardavam na saída da festa de lançamento da campanha GREAT, na madrugada deste sábado (10), no Morro da Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele deixou o local por volta de 1h20 cercado por seguranças. Após falar com os fãs, ele entrou no carro, sob escolta da Polícia Federal. (Veja a saída do príncipe Harry do Pão de Açúcar no vídeo ao lado)
O evento num dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro é o primeiro compromisso oficial do príncipe Harry no Brasil. Durante o seu discurso na festa de lançamento, Harry não poupou elogios ao Rio. Com direito a brincadeiras envolvendo o seu irmão, o príncipe William, Harry lembrou da visita do pai, príncipe Charles, à cidade em 1978.
“Durante anos eu ouvi falar tanto sobre este lugar extraordinário. Na verdade, desde que meu pai me falou que dançou com uma linda moça chamada Pinah, parece que isso ficou na sua mente por alguma razão. Eu só estou grato que meu irmão não está aqui porque senão ele poderia querer dançar e isso não seria nada legal”, disse ele.
Sem perder o humor, Harry disse estar ansioso para jogar vôlei de praia: "Eu realmente estou ansioso para jogar vôlei de praia, é o tipo de jogo que eu gosto. Posso ensinar os brasileiros a jogar rúgbi, mas tenho um pedido a fazer aos brasileiros: por favor, se nós ensinarmos a jogar rúgbi, não façam igual ao que vocês fizeram com o futebol, que é uma coisa que nós nos arrependemos, de tê-los ensinados a jogar bola", brincou ele, que completou: "Veremos mais nos Jogos Olímpicos de Londres e depois ainda na Copa de 2014 no Brasil e as Olimpíadas de 2016 no Rio".
Antes dele, o prefeito Eduardo Paes também falou ao público e fez um convite ao príncipe para passar o carnaval na cidade. O jogador de futebol David Beckham fez uma aparição em vídeo, apresentando o discurso do príncipe. Beckham disse que gostaria de estar no Rio, mas não pôde vir devido a um jogo.
Ao final do discurso, Harry desejou boa sorte a todos os atletas que vão patrticipar dos Jogos Olímpicos e da Copa e se despediu do público, convidando a todos para aproveitar a festa de lançamento da campanha. Em seguida, ele aproveitou para conhecer o Pão de Açúcar.
Cardápio tem caipirinha e tapioca
O cardápio do primeiro compromisso oficial do príncipe Harry tem direito a ingredientes tipicamente brasileiros, como mandioquinha, tapioca e linguiça mineira. Para beber, a caipirinha - uma das bebidas preferidas dos estrangeiros em visita ao Brasil, além de caipvodka de frutas vermelhas, dry martini, expresso martini, whisky e Pimm's, uma bebida inglesa à base de ervas.
O menu do evento ficou a cargo do chef britânico Marcus Wareing e da brasileira Roberta Sudbrack. Entre os pratos servidos aos convidados da festa estão tartar de abóbora, creme de mandioquinha com linguiça mineira artesanal e canjiquinha com ovos. Outras opções são tilápia com batata, torta de cordeiro e rosbife. De sobremesa, torta de pêra com tapioca.
Segundo a chef Roberta Sudbrack, não houve qualquer exigência do príncipe em relação ao cardápio. "Embora já esteja acostumada a cozinhar para chefes de Estado, sempre dá um friozinho na barriga. Agora está faltando apenas cozinhar para a rainha", disse a chef, lembrando que já cozinhou para o pai de Harry, o príncipe Charles, quando de sua visita ao Brasil.
O príncipe Harry chegou às 21h06 à Urca e foi recepcionado ao som do samba da União da Ilha, que este ano apresentou na Sapucaí o enredo sobre as Olimpíadas de Londres e do Rio.
A bateria e o casal de mestre-sala e porta-bandeira da tricolor da Ilha do Governador recepcionaram o príncipe. Simpático, Harry fez questão de cumprimentar os cerca de 100 fãs que o aguardavam no local, tirou foto e depois voltou para o tapete vermelho. (Veja a chegada do príncipe Harry ao Pão de Açúcar no vídeo ao lado)
Após pegar o bondinho, o príncipe apreciou a vista do alto do Morro da Urca ao lado do prefeito.
Durante uma brincadeira, Harry acabou esbarrando num garçom, derrubando um copo de gelo no chão. Desconcertado, o príncipe ainda tentou ajudar o funcionário, que riu com a situação. E, seguida, ele acenou para o público. A decoração do evento buscou recriar alguns ícones da Inglaterra, com réplicas do Big Ben e de uma cabine telefônica tipicamente inglesa.
Entre os convidados, o sambista Diogo Nogueira adiantou que fará uma apresentação para o príncipe no sábado (10), durante a visita de Harry a uma comunidade carioca. "Vou colocar o príncipe para sambar", disse o cantor.
O artista plástico Romero Britto também marcou presença e prestou homenagem ao príncipe Harry no look, com direito a tênis decorado com a bandeira da Grã-Bretanha. Ele disse que já se encontrou com o príncipe Charles em algumas ocasiões no Palácio de Buckingham e, para homenagear o jubileu de diamante, fez um retrato da rainha Elizabeth, que prometeu entregar em breve. "É legal pensar no futuro, mas também no passado, preservando a tradição e a cultura", disse Romero Britto.
'É um sonho', diz ganhadora de concurso para conhecer príncipe
A estudante de jornalismo Ana Paula Chain, de 19 anos, moradora da Ilha do Governador, chegou pouco antes das 20h à Urca para participar da festa de lançamento na campanha Great no Pão de Açúcar. Ela ganhou o convite após vencer um concurso de frases pelo Twitter , organizado pela Embaixada Britânica.
"Não esperava que eu fosse ganhar. É um projeto muito legal de aliança entre os dois países. Eu espero que seja maravilhoso", disse a carioca, assim que chegou ao local. "É um sonho estar aqui".
De vestido longo, Ana Paula disse que foi complicado se produzir em cima da hora, já que o resultado da promoção foi divulgado nesta tarde. "Tive que arrumar tudo em cima da hora, vestido, sapato, bolsa", afirmou a estudante, que teve de alugar a roupa de festa e fazer maquiagem e cabelo com profissional.
Campanha
A campanha visa a promover a Grã-Bretanha e a atrair investidores para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012 em Londres. O Reino Unido também celebra o Jubileu de Diamante da Rainha, que completa 60 anos de monarquia.
De acordo com a Embaixada do Reino Unido no Brasil, mais de 700 pessoas entre investidores, artistas, líderes culturais e empresários de todo o país foram convidadas para o evento. O príncipe também foi recepcionado pelo prefeito Eduardo Paes.
O evento
Depois do samba, a música ficará por conta de apresentações da cantora Maria Gadú e do DJ Gilles Peterson. Já o menu do evento ficou a cargo do chef britânico Marcus Wareing e da brasileira Roberta Sudbrack.
Responsável por desenhar o vestido de noivado de Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge, a estilista brasileira radicada em Londres Daniella Helayel vai fazer um desfile de moda para mostrar sua coleção inspirada no Rio de Janeiro.
Para promover o esporte, o evento terá uma exposição da taça da Copa da Inglaterra, da Tocha Olímpica e das medalhas de ouro de Londres 2012, além da presença do diretor de Integração Paraolímpica, Chris Holmes, que ganhou 9 medalhas de ouro e quebrou 35 recordes mundiais.
Roteiro do príncipe
Terceiro na ordem de sucessão na monarquia britânica, Harry chegou ao Rio por volta das 7h05 desta sexta-feira, no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador. Ele fez um passeio de helicóptero pela cidade e almoçou em uma churrascaria na Zona Sul da cidade.
Neste sábado (10), Harry vai participar, pela manhã, de um evento esportivo na praia do Flamengo. O Aterro estará interditado entre 6h e 10h, para as atividades do príncipe, que devem incluir caminhada, rúgbi e vôlei de praia.
À tarde, o ele visitará uma comunidade para ver um projeto de construção sustentável com apoio do Reino Unido. Segundo a Prefeitura do Rio, o local será o Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte, ocupado desde novembro de 2010 por forças de segurança.
Já no domingo (11), Harry participará de uma partida de polo em São Paulo para arrecadar fundos para ONGs brasileiras e para a Sentabale, sua organização de caridade em Lesoto.
Esta é a primeira vez que o príncipe vem ao Brasil. A viagem faz parte de um roteiro que incluiu Belize, Bahamas e Jamaica.
Henry Charles Albert David, príncipe Henrique de Gales, ou príncipe Harry, como é mais conhecido, é o filho mais novo do príncipe Charles e da princesa Diana, falecida em 1997. O príncipe tem 27 anos e é o mais popular membro da aristocracia britânica. Na linha de sucessão à coroa britânica, Harry ocupa a terceira posição, depois de seu pai e de seu irmão, o príncipe William.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.