SÃO LUÍS - Todo o brilho e beleza dos bois Unidos de Santa Fé, Nina Rodrigues, Sonhos e da Quadrilharte de Alcântara invadiu a telinha dos telespectadores e encheu de alegria os internautas que acompanharam, na noite de quinta-feira (25), mais uma contagiante transmissão do ‘Arraiá do Povo em Casa’, exibido pela TV Assembleia (canal 51.2 e 17 da TVN) e nas redes sociais do Parlamento Estadual.
A programação contou com apresentações de toadas inéditas enviadas pelos cantadores de bumba-boi e que embalaram telespectadores e internautas, dando mais uma vez o tom contagiante do 'Arraiá do Povo em Casa’. A festança virtual encerra nesta sexta-feira (26), com a alegria da orquestra dos bois Pirilampo, Mocidade de Pinheiro e Morros e a batucada das matracas e pandeirões do Boi da Maioba, que gravou novas toadas especialmente para a TV Assembleia, uma delas inédita, que seria apresentada no São João deste ano.
A transmissão das reprises das atrações folclóricas que marcaram a edição 2019 do ‘Arraiá do Povo’, realizado pela Assembleia, foi acompanhada por milhares de pessoas que, em suas casas, entraram no ritmo empolgante dos mais belos espetáculos do terreiro junino e mataram a saudade de dançar e cantar com os folguedos tradicionais do Maranhão.
Os melhores momentos das brincadeiras juninas, exibidas na segunda noite do arraial virtual, foram transmitidos pela TV Assembleia com chamadas ao vivo da programação pelos apresentadores Ely Coelho e Ronald Segundo.
Tradições
Para o presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), o arraial virtual permite que as tradições culturais se mantenham vivas neste momento em que o distanciamento social ainda é necessário para evitar o contágio do novo coronavírus. “Apesar da situação que vivemos, as famílias, na segurança e comodidade de suas casas, podem reviver os melhores momentos do nosso São João, preparados com muito carinho pela Assembleia”, disse.
Entusiasta das manifestações tradicionais juninas, o diretor de Comunicação da Alema, jornalista Edwin Jinkings, afirmou que a interação positiva nas redes sociais demonstrou que a realização do arraial virtual foi uma decisão acertada, pois possibilitou que as pessoas revivessem o melhor do São João do Maranhão, mesmo em casa. “Além das reprises com os melhores momentos, é uma oportunidade de mostrar também os trabalhos que haviam sido preparados pelos grupos folclóricos e cantadores, especialmente para as festas de 2020, que não puderam ser realizadas”, ressaltou.
Interação
De suas casas, internautas de todo o Estado e de outros lugares do Brasil enviaram fotos e vídeos, aproveitando a festança virtual para manifestar o seu amor pela cultura do Maranhão. “Diretamente de São João Batista. O melhor São João é do Maranhão!”, comentou Heryca Pinheiro, na live do Youtube.
Outros internautas, que acompanhavam de outros estados e de fora do Brasil, também se manifestaram. “Ótima ideia da Assembleia Legislativa! Estão de parabéns! Sou ludovicense e estou agora com minha família curtindo em Portugal”, disse Wellington, em seguida.
“Estou em Porto Velho, mas na onda do bumba meu boi do Maranhão”, escreveu Edson Caúla.
“Adorei a iniciativa em fazer essa retrospectiva do ano passado. Estou aqui com meu pai e minha mãe, amamos nossa cultura”, comentou a internauta Diana Feques.
Confira a programação desta sexta-feira (26):
Boi de Pirilampo
Boi Mocidade de Pinheiro
Boi de Morros
Boi da Maioba
Saiba Mais
- Boi de Sonhos e Boi de Santa Luzia animam o Arraial do Ipem neste sábado (13)
- Boi de Santa Luzia, Boi de Morros e Boi de Axixá encerram Arraial do Ipem neste fim de semana
- Andréa Frazão apresenta show Sotaques no Zabumbada
- Centenário de Dona Teté será festejado nesta quinta-feira
- Tradicional Festejo de São Pedro reunirá milhares de brincantes na capela nesta sexta-feira (28)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.