SÃO LUÍS – No dia 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro. Em São Luís, essa data não passa despercebida, tendo em vista suas inúmeras riquezas materiais e imateriais, como os casarões históricos, o bumba meu boi, tambor de crioula, culinária que se tornaram patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A data foi instituída na data de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Arítstico Nacional (IPHAN)
Para comemorar a data, o Na Mira selecionou três dos patrimônios de São Luís reconhecidos pela Unesco.
Centro Histórico de São Luís
A Rua Portugal, por exemplo, localizada no Centro Histórico de São Luís, reúne o maior conjunto de casarões revestidos com azulejos coloniais. A técnica de revestimento foi utilizada pelos portugueses servia para refletir a luz do sol e amenizar o calor que fazia ainda faz na região.
O local é uma das “portas de entrada” de turistas que visitam o Centro Histórico. Na rua, há várias lojinhas de artesanato e o Museu de Artes Visuais.
Bumba meu boi
O Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão foi conclamado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade,pela Unesco, em 11 de dezembro de 2019,e em Bogotá, na Colômbia.
O bumba meu boi é uma das principais manifestações culturais do Estado do Maranhão, principalmente durante as festas juninas, cujo o destaque principal é o boi.
Tambor de Crioula
O Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Essa manifestação afrobrasileira ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Inscrito no Livro das Formas de Expressão, em 2007, esse bem imaterial inclui-se entre as expressões do que se convencionou chamar de samba, derivadas, originalmente, do batuque, assim como o jongo no Sudeste, o samba de roda do Recôncavo Baiano, o coco no Nordeste e algumas modalidades do samba carioca.
Saiba Mais
- Circuito brasileiro 'Arte não é Privilégio' busca ampliar divulgação da arte urbana
- Viradinha Afro Cultural
- Brasil vai comemorar o Dia Nacional do Maracatu em 1º de agosto
- Iphan realiza I Concurso de Toadas de Bumba meu boi Sotaque de Orquestra na Região do Munim
- Investimentos na cultura têm recorde; Lei Rouanet soma R$ 3 bilhões
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.