MUNDO - Na última segunda-feira (9), o icônico quadro de Marilyn Monroe em estilo pop art foi leiloado no valor de 195 milhões de dólares ou, aproximadamente, um bilhão de reais. A obra Shot Sage Blue Marilyn, feita pelo artista Andy Warhol em 1964, se tornou a peça de arte mais cara proveniente do século XX.
O quadro da atriz superou o antecessor As mulheres de Argel, feito por Pablo Picasso, que foi leiloado por 179,4 milhões de dólares em 2015. Apesar disso, de acordo com o New York Times, o valor alcançado ficou abaixo do esperado pela casa Christie's, que idealizou e realizou o leilão, já que o esperado pela instituição era arrecadar US$ 200 milhões.
O estilo pop art presente na obra foi um movimento artístico surgido na década de 1950 no Reino Unido e que alcançou sua primazia nos Estados Unidos, já na década de 60, seguindo uma ideologia que buscava a superação da crise artística do século passado através da massificação da cultura popular. Andy Warhol foi um dos artistas mais notáveis deste movimento, que hoje é conhecido como o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade.
Antes do leilão, o exemplar era de posse dos irmãos Thomas e Doris Ammann e permanecia em Zurich, na Suíça. Todo o dinheiro arrecadado com o leilão de Sage Blue Marilyn será destinado a projetos e organizações de saúde e educação ao redor do mundo.
Saiba Mais
- Empresário come banana de obra de arte que comprou por R$ 35 milhões
- Iniciativa ‘Cria: Mutirão Arte e Cultura’ leva apresentação cultural gratuita para São Luís
- Projeto de pintura em espaços públicos de Imperatriz divulga artistas selecionados
- Projeto de arte urbana abre inscrição para artistas de Imperatriz
- Obra icônica de Bansky roubada no domingo é encontrada
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.