“Arraiá do Povo” é sucesso com grandes atrações e recebe elogios do público
Seis atrações animaram o espaço, que é realizado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, sob coordenação do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
SÃO LUÍS - A festança na primeira noite do “Arraiá do Povo”, na quarta-feira (15), foi marcada pela alegria de milhares de pessoas ávidas por cantar e dançar com as manifestações juninas, após dois anos sem festa por causa da pandemia. Seis atrações animaram o espaço, que é realizado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, sob coordenação do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
Na abertura oficial, o presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou a importância dessa época para o povo maranhense. “É muita alegria, depois de dois anos sem poder fazer essa bela festa, a gente poder curtir o melhor da cultura popular do Maranhão. São quatro noites dos mais diversos sotaques, com o melhor da comida maranhense, e estão todos convidados”, afirmou ele, ao lado da primeira-dama da Assembleia, Ana Paula Lobato (PSB).
O “Arraiá do Povo” também foi prestigiado pelo governador do Estado em exercício, Paulo Velten; deputados, funcionários, familiares e público em geral. “O Brasil inteiro admira e nós, maranhenses, temos o dever de comemorar, sobretudo nesse momento de volta, de alegria do retorno”, declarou o governador.
Os parlamentares mostraram animação em participar da festança, caso de Rafael (PSB), Ricardo Rios (PDT), Wellington do Curso (PSC), Pará Figueiredo (PL), Zé Inácio (PT) e Zito Rolim (PDT). “Essa festa é maravilhosa, única, e a Assembleia Legislativa, que é a Casa do Povo, não poderia deixar de fazer o ‘Arraiá do Povo’. É muito prazeroso estar aqui nesse espaço com a população, com os funcionários, com todos os brincantes”, afirmou o deputado Rafael.
Danças
A estreia do tablado do “Arraial do Povo” foi com as Danças Típicas da Sementinha. Os alunos da escola coordenada pelo Gedema deram uma aula de cultura e animaram o público com quadrilha, bumba meu boi e outras manifestações.
Depois, o Boi Novilho Branco fez um passeio por diversos sotaques da manifestação e animou a todos com suas ricas indumentárias e belas índias.
O sotaque de orquestra deu o tom à apresentação do Boi Lendas e Magias, que encheu o arraial com o som dos metais e o bailado tradicional. A batida ritmada do Boi de Axixá, também de orquestra e sob o comando de Leila Naiva, pôs todo mundo para cantar hits juninos eternizados por Francisco Naiva e Donato Alves, a exemplo de “Bela Mocidade” e “Linda Morena”.
Em seguida, ecoaram as matracas do tradicional batalhão do Boi de Maracanã, que fez o público acompanhar na palma da mão as toadas eternizadas na voz de Humberto do Maracanã e hoje entoadas por seu filho, Ribinha do Maracanã. "Graças a Deus, pudemos voltar a sair com o boi. Agradeço a todos por esse arraial e por essa festa bonita", declarou Ribinha, entre uma toada e outra
Para encerrar a primeira noite, um mosaico de canções juninas com Marcone Gal & Banda, com direito a xote e baião.
Elogio do público
O “Arraiá do Povo” foi espaço também para um desfile de trajes típicos do período. Crianças com vestidos caipiras, laços e muitos adultos usando figurino xadrez ou chapéus bordados. O aposentado Otávio de Oliveira e a esposa, Lindalva, puseram o chapéu bordado de bumba meu boi para aproveitar a noite. “A festança está aprovada. Agora, vou trazer meus netos para cá”, assinalou ele, destacando o espaço infantil com muitos brinquedos.
Outro ponto elogiado pelo público foi a inovação no estacionamento do “Arraiá do Povo”, que funcionou na área do Multicenter Sebrae, de onde todos eram levados, com comodidade, em vans e ônibus até o espaço junino.
“Gostei muito dessa forma de transporte. A gente não precisa se preocupar, porque tem a segurança de guardar o carro e ser trazida até aqui para olhar as brincadeiras”, relatou Hilda Batista.
Pratos típicos
No arraial, o público pode apreciar criações do artesanato e se deliciar com iguarias da culinária maranhense. Barracas comercializaram cardápio variado, incluindo arroz de cuxá, torta de camarão, e doces, como cocadas e bolo de milho. “É nossa primeira vez em arraiais e estamos adorando, as pessoas estão consumindo. Começamos muito bem”, afirmou Magna Ribeiro, que divide uma barraca de doces com a irmã, Heloísa.
O “Arraiá do Povo” seguirá com atrações até o sábado (18). Nesta quinta-feira (16), a partir das 19h, a programação destacará Quadrilha Fogueira Viva, Boi de Sonhos, Companhia Barrica, Boi da Maioba e show de Marcone Gal & Banda.
Confira a programação:
Dia 16 - Quinta-Feira
19h - Quadrilha Fogueira Viva
20h - Boi De Sonhos
21h - Companhia Barrica
22h - Boi Da Maioba
23h - Boi Brilho Da Ilha
Intervalos Com Marcone Gal & Banda
Dia 17 - Sexta-Feira
19h - Seu Raimundinho E Forró Pé No Chão
20h - Boi De Santa Fé
21h - Cacuriá De Dona Teté
22h - Boi De Upaon Açu
23h - Lucas Seabra & Banda
Intervalos Com Marcone Gal & Banda
Dia 18 – Sábado
19h - Sonho De Portugal
20h - Boi Da Madre Deus
21h - Boi Orquestra Mocidade De Pinheiro
22h - Boi De Ribamar
23h - Boi Itapera De Maracanã
Intervalos com Marcone Gal & Banda
“Arraiá do Povo” é sucesso com grandes atrações e recebe elogios do público
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.