BRASIL - Com os termômetros marcando mais de 30ºC, e o tempo seco são fatores que aumentam a incidência de problemas respiratórios, nessa época do ano. De acordo com o Ministério da Saúde, a baixa umidade do ar requer cuidados especiais, que valem principalmente para as pessoas que sofrem com doenças crônicas pulmonares e relacionadas ao coração.
“Neste período, as vias respiratórias ficam ressecadas devido a queda da umidade, somado a poluição do ar. É comum que doenças como rinite, sinusite, pneumonia e asma se manifestem, assim como o sangramento no nariz. Os problemas de pele também são recorrentes devido a desidratação corporal que leva ao surgimento de dermatites e outras irritações na pele”, pontua a professora do curso de Enfermagem, Bruna Vasconcelos.
Segundo a professora, a preocupação é maior com as crianças e idosos. Pela fragilidade do organismo, existe uma chance maior de complicação. Por isso, o cuidado precisa ser redobrado e, ao sinal de mal-estar, deve-se buscar acompanhamento médico.
A docente ainda destaca que é importante evitar locais com aglomeração de pessoas e deixar os ambientes limpos e arejados. Segundo a especialista, o uso de umidificadores de ar deve ser apenas por curtos períodos, para que não haja proliferação de mofo no ambiente.
- Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;
- Faça refeições leves com muitas frutas e legumes;
- Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
- A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade e a recomendação é o uso de hidratantes;
- Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas nos olhos e no nariz, em caso de ressecamento.
Saiba Mais
- Semana Nacional da Saúde terá atendimentos à população em São Luís
- Juiz suspende norma que autoriza farmacêuticos a prescreverem remédios
- “Bandeira da saúde é sempre prioridade”, diz Octávio Soeiro
- Entidades criticam permissão para farmacêutico prescrever medicamento
- Projeto cria programa no SUS para proteger saúde cerebral de bebês
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.