São Luís - O trabalho do xilogravurista maranhense Airton Marinho brilhou esta semana no programa Encontro, da Rede Globo, apresentado por Patrícia Poeta e Manoel Soares. As xilogravuras foram exibidas em telões.
O artista plástico natural de Vitória do Mearim tem mais de 300 matrizes entalhadas e contabiliza 45 anos de carreira.
“Além de mostrar o trabalho, a nossa participação no programa Encontro é uma oportunidade de exibir a grandeza da cultura maranhense para todo o Brasil e o mundo”, disse Airton Marinho.
O maranhense é servidor público aposentado e, atualmente, dedica-se apenas às artes plásticas. Ele possui um ateliê no Centro Histórico, onde também comercializa sua arte estampada em camisas, canecas e azulejos. A criatividade de Marinho já foi mostrada em dez estados brasileiros por meio de exposições.
Ele tem trabalhos em instituições como Museu de Arte de São Paulo, Museu de Campos do Jordão, Ministério da Cultura e Museu de Artes Visuais (MA). Sua temática é voltada para a cultura popular.
Começou a carreira na década de 70 como professor do Centro de Artes e Comunicações Visuais do Maranhão, embrião do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.