BRASIL - O restabelecimento do Ministério da Cultura no país foi assunto tratado pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, em seu discurso de vitória, na Avenida Paulista, na noite de domingo (30).
“Eu quero que vocês saibam que vamos recuperar o Ministério da Cultura e vamos criar comitês estaduais de cultura para que a cultura se transforme numa coisa a que todo mundo tenha acesso, para que a cultura se transforme numa indústria de produzir emprego e de gerar renda”, disse.
Lula rebateu o combate à cultura que, segundo ele, esteve no cerne do governo Bolsonaro, com a desidratação da Lei Rouanet, tentativas de censura em editais públicos e um discurso de ódio, incendiado pela guerra cultural encampada por apoiadores do atual presidente. Ele comparou o respeito à cultura ao respeito à democracia.
“Quem tem medo de cultura é quem não gosta do povo e não gosta de liberdade. É quem não gosta de democracia. E nenhuma nação do mundo será uma verdadeira nação se não tiver liberdade cultural. O país vai recuperar a sua cultura”, disse.
Saiba Mais
- Circuito brasileiro 'Arte não é Privilégio' busca ampliar divulgação da arte urbana
- Viradinha Afro Cultural
- Brasil vai comemorar o Dia Nacional do Maracatu em 1º de agosto
- Iphan realiza I Concurso de Toadas de Bumba meu boi Sotaque de Orquestra na Região do Munim
- Investimentos na cultura têm recorde; Lei Rouanet soma R$ 3 bilhões
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.