SÃO LUÍS - Ainda na XVII Semana do Teatro no Maranhão, temos o espetáculo ‘Devaneios de Marias’ que se apresenta no Teatro Arthur Azevedo nesta sexta-feira (11) a partir das 19h30. O espetáculo é baseado em depoimentos reais de mulheres maranhenses vítimas de violência.
A atriz Cris Cardoso, interpreta Maria, uma mulher que representa muitas outras, descrevendo dores, descasos, abusos e agressões, suscitando a vida real para recriar uma poética teatral que chama atenção para a urgência de políticas públicas de proteção à mulher. Toda a montagem do espetáculo surgiu através das pesquisas feitas por pela companhia maranhense Abluir Produções Artísticas e com a direção da atriz e teatro educadora, Cássia Pires.
Além do espetáculo, no Instituto Federal de Educação (IFMA) no Centro Histórico, também segue com a semana do teatro com a programação da Mostra Luiz Pazzini, com apresentações teatrais direcionadas ao público escolar. Com direito a oferta de oficinas e em destaque para a oficina de ‘Produção cultural negra nas artes cênicas’, que será apresentada por Ely batista e o produtor executivo Ominjarê, responsável pelo espetáculo baiano ‘Rosas Negras’, que se apresentará na noite de encerramento do evento.
As programações da Semana do Teatro são todas gratuitas e para prestigiar os espetáculos, basta fazer a retirada de ingressos na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo, duas horas antes da apresentação. O evento ocorrerá até dia 13 de novembro e é uma realização da Gestus Produções Culturais e da Secretaria de Estado da Cultura por meio do Teatro Arthur Azevedo, com patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
XVII SEMANA DO TEATRO NO MARANHÃO
Neste ano, a Semana do Teatro volta com a sua programação 100% presencial e traz ao foco o tema “Intersecções e Expansão”, como forma de incentivar as produções teatrais no Estado, além de colocar em pauta propostas de ações pedagógicas associadas ao pensar/fazer teatro, visa aproximar as fronteiras entre a cultura e a educação. Além do Teatro Arthur Azevedo, o evento priorizará também espaços públicos e sedes de públicos independentes.
Uma das novidades da XVII Semana do Teatro no Maranhão é a Mostra Luiz Pazzini que, consoante com a temática da edição, contará com mediação teatral com o público escolar, usando estratégias artístico-pedagógicas para envolver professores, alunos e artistas. Além disso, a programação contará também com oficinas, contação de histórias, compartilhamento de pesquisa, debates e rodadas de negócios.
PROGRAMAÇÃO DA XVII SEMANA DO TEATRO NO MARANHÃO
11/11 – Sexta-feira
10h às 13h – Oficina "Teatro lambe-lambe" com Fábio Pinheiro (PA/MA), NO Centro Cultural Vale Maranhão
14h às 18h – Oficina ‘Teatro Polidramático: a interrelação de dramaturgias na construção cênica com Marcelo Flecha (MA), na Sede da Pequena Companhia de Teatro
14h às 17h – Oficina “Produção cultural negra nas artes cênicas” com Ominjarê (BA), no Solar Cultural Maria Firmina dos Reis
15h – Mostra Luiz Pazzini. Cena “Safira” com Marina Correa (MA), no IFMA Centro Histórico (exclusivo para o público escolar)
19h30 – Espetáculo “Devaneios de Marias” com Abluir Produções Teatrais (MA), no Teatro Arthur Azevedo
12/11 – Sábado
10h às 13h – Oficina "Teatro lambe-lambe" com Fábio Pinheiro (PA/MA), NO Centro Cultural Vale Maranhão
14h às 17h – Oficina “Produção cultural negra nas artes cênicas” com Ominjarê (BA), no Solar Cultural Maria Firmina dos Reis
14h – Contação de histórias – “Histórias com brinquedos” com Renata Figueiredo (MA), na Casa das Pretas no bairro do Coroadinho
15h – Mostra Luiz Pazzini – Cena “Cartuns” com Gilson Cesar (MA), na Casa das Pretas (Coroadinho)
19h30 – Espetáculo “Natal em Cordel”, com o Grupo Versobaiô (MA), no PEADS (Sacavém)
13/11 – Domingo
19h00 – Noite de encerramento com o espetáculo “Rosas Negras”, com Fabíola Nansurê (BA), no Teatro Arthur Azevedo
Saiba Mais
- Cia. Casa do Sol contemplada com o prêmio Myriam Muniz
- Mostra nacional de teatro traz obras inéditas a São Luís
- Biblioteca Pública Benedito Leite promove programação de teatro para crianças
- Festival Palco Giratório abre com musical Leci Brandão
- Os Geraldos e o Cordel do Amor Sem Fim - ou a Flor do Chico em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.