(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Meirelles Júnior e as joias da arquitetura portuguesa

Mais: Boi de Maracanã estará no Arraial da Cidade neste sábado

PH

Atualizada em 10/06/2023 às 14h17
Foto do novo livro de Meirelles Júnior
Foto do novo livro de Meirelles Júnior

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Joias da arquitetura portuguesa

Meireles Junior, fotógrafo e designer, lançara um novo projeto: o livro  “Casario de São Luís do Maranhão - Joias da Arquitetura Portuguesa”, que com sua técnica apurada e inquietação característica se propõe a registrar a arquitetura pombalina remanescente dos séculos XVIII e XIX, presente no centro histórico de São Luís e Portugal, em uma obra bibliográfica referenciada, inédita e repleta de registros visuais.

Esse novo trabalho tem um impacto cultural significativo que contribui para a preservação da história e da memória arquitetônica dessas cidades.

Joias da arquitetura portuguesa 2

O livro não só registra visualmente o patrimônio arquitetônico como traz informações e dados históricos relevantes de vários profissionais, a exemplo da doutora arquiteta Margareth Figueiredo, da professora mestra designer Ingrid Gomes, da professora arquiteta Tayana Figueredo e de outros grandes profissionais que descreveram sobre as construções retratadas.

É uma obra que valoriza a cultura e a identidade do Maranhão estimulando o turismo e a economia local.

Joias da arquitetura portuguesa 3

Ao mostrar a beleza e a grandiosidade do patrimônio arquitetônico, Meireles incentiva a população a valorizar e cuidar desses espaços, promovendo o senso de pertencimento e a consciência patrimonial inspirando novos artistas e empreendedores.

Ele estimula a criatividade e a inovação, promovendo um impacto positivo na sociedade como um todo, demonstrando sua habilidade em extrair a beleza do cotidiano e transformá-la em arte, emocionando e surpreendendo o público com seu talento inegável.

----------------------------------------------------

Antonio Nelson Faria, Arlete Nogueira da Cruz Machado, Jesus Santos e o Repórter PH
Antonio Nelson Faria, Arlete Nogueira da Cruz Machado, Jesus Santos e o Repórter PH

 Banca de Jornal

Quem compareceu, na última terça-feira, dia 6, ao salão do Sesc/Fecomércio, no Calhau, para o lançamento do livro “Banca de Jornal”, do jornalista e escritor Antônio Nelson Faria saiu de lá em estado de graça pelo alto nível da plateia e pela obra que foi autografada.

Quem gosta de literatura e de observar as diversas facetas da vida na cidade de São Luís, “Banca de Jornal” é um livro encantador.. A obra é uma coletânea de crônicas que retratam com humor, sensibilidade e crítica as histórias e personagens que circulam pelas ruas, praças, becos, bares e quitandas da capital maranhense.

Banca de Jornal 2

O autor é jornalista e cronista há longo tempo, com passagens por diversos jornais locais. Na obra reúne textos publicados na coluna Sacada no jornal O Imparcial, além de outros inéditos. São crônicas que abordam temas como política, cultura, cotidiano, memória, amor e amizade, sempre com uma linguagem crítica e envolvente.

O prefácio é assinado pela escritora Arlete Nogueira da Cruz Machado, e o texto da contracapa por Sebastião Moreira Duarte, membro da Academia Maranhense de Letras. A capa do livro destaca quadro do artista plástico Jesus Santos, concebida pelo designer e jornalista Célio Sérgio.

 ---------------------------------------------------

Daniella Andrade
Daniella Andrade

A empresária Daniella Andrade, que comanda a D Andrade, especializada no segmento de qualidade de vida, saúde ocupacional e consultoria, comemora duas décadas de atuação da empresa no mercado brasileiro, atuando em processos de qualidade, gestão de pessoas e programas de bem-estar para incentivar o desenvolvimento humano e empresarial

 De relance

Sálvio e IHGM

O advogado Sálvio Dino enalteceu a iniciativa do Parlamento Estadual em homenagear o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) com a realização de uma sessão solene, a ser realizada dia 23 de junho, às 14h30, no Plenário Hagib Haickel. O requerimento propondo a homenagem é de autoria da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB). Na oportunidade, Sálvio Dino será empossado membro do IHGM.

Sálvio e IHGM 2

A presidente do IHGM, Dilercy Adler, afirmou que a instituição atua a serviço do Maranhão e que se sente honrada em receber o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, por intermédio da iniciativa da deputada Iracema Vale, primeira mulher a presidir o Parlamento Estadual maranhense.

Sálvio e IHGM 3

Para Sálvio Dino, a Assembleia reconhece a envergadura de tantos anos de relevantes serviços prestados ao povo maranhense. Ele disse que é uma iniciativa extremamente louvável da deputada Iracema, que demonstra sua sensibilidade para com essa temática, ou seja, a preservação da cultura, das tradições e história do Maranhão.

Boi de Maracanã

O Boi de Maracanã, sotaque de matraca, deu início a sua vasta programação de apresentações no São João. Neste sábado, por exemplo, o gripo folclórico estará no Arraial do Ipem, às 22h, no Arraial da Caixa, às 23h30 e no Arraial da Praça Maria Aragão, por volta de 1h da manhã, encerrando a festa no grande terreiro. Este ano, o grupo folclórico reúne mais de 300 brincantes, sendo, talvez, o mais numeroso grupo de bumba meu boi atualmente.

 Arraial da Cidade

O Arraial da Cidade, montado na Praça Maria Aragão pela Prefeitura de São Luís, foi aberto com chave de ouro na noite de sexta-feira, presenteando o numeroso público com seis apresentações de grupos folclóricos locais e um show de artista regional. O grande terreiro atraiu pessoas de todos os bairros da cidade, entre crianças, adultos e idosos, que aproveitaram o espetáculo da cultura maranhense na primeira noite de festança. O espaço funcionará sempre de quinta-feira a domingo, com início da programação às 19h.

Arraial da Cidade 2

Na noite deste sábado, a programação será retomada com a presença do tambor de crioula Milagre de São Benedito, Boi de Morros, show de PP Júnior, Boi Novilho Branco, Boi Oriente, Boi de Axixá e Boi de Maracanã, além dos grupos que se apresentarão no Barracão do Forró e no Espaço Reggae. A festa continua no domingo (11).

Arraial da Cidade 3

O cenário ganhou incrementos nesta edição, com mais um palco para apresentações de cantores e bandas nacionais. Além do veterano Barracão do Forró, a novidade é o Espaço Reggae, que homenageia o gênero que tem muitos adeptos na Jamaica Brasileira. Enquanto uns assistiam às apresentações das manifestações folclóricas no tablado ou aos shows no palco, outros dançavam agarradinho ou eram atraídos pelo ritmo nordestino.

-------------------------------------------------------------------

Registro do maranhense Fabrício Vieira Domingues com o ex-BBB Gabriel Fop. A semelhança entre os dois jovens chamou a atenção em um evento recente
Registro do maranhense Fabrício Vieira Domingues com o ex-BBB Gabriel Fop. A semelhança entre os dois jovens chamou a atenção em um evento recente

 Trivial variado

Os três senadores maranhenses atualmente nos mandatos, Ana Paula Lobato (PSB), Eliziane Gama (PSD) e Weverton Rocha (PDT) devem votar a favor da indicação do advogado Cristiano Zanin para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.

Nesse sábado, às 18h, o estacionamento da APAE de São Luís se transformará em um grande arraial.

No assunto: o objetivo é arrecadar recursos com a venda de comidas típicas e bebidas para a ampliação do CAEE Eney Santana, um centro de atendimento educacional especializado e voltado para alunos com deficiência física e/ou intelectual.

Tem mais: a entrada é gratuita e a festa será animada, com muitas atrações do melhor folclore junino maranhense. A informação é de O Globo.

A nona edição do Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico (FIPA), evento celebrado anualmente entre Brasil e Portugal, acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de junho em São Luís.

Em tempo: de forma inédita, a capital maranhense, declarada pela Unesco como Patrimônio Mundial, em 1997, colocará em evidência a “Diversidade em Diálogos Permanentes”, tema do evento em 2023.  

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.