São João do Maranhão

Junho encerra com festa de cores e ritmos maranhenses no Arraial do Ipem, em São Luís

A programação teve início às 17h30, com apresentação do Tambor de Crioula Carinho de São Benedito de Mestra Analice.

Publipost/ Governo do Maranhão

Atualizada em 01/07/2024 às 13h06
Boi Novilho Branco se apresentando no Arraial do Ipem. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Boi Novilho Branco se apresentando no Arraial do Ipem. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

SÃO LUÍS - O último dia do mês de junho foi de muita agitação, com o melhor da cultura maranhense, no Arraial do Ipem, em São Luís. Se apresentaram na noite desse domingo (30), grupos de tambor de crioula, cacuriá, bumba-meu-boi e shows de artistas locais.

A programação teve início às 17h30, com apresentação do Tambor de Crioula Carinho de São Benedito de Mestra Analice. Em seguida, dando continuidade à festa, o Cacuriá 100 Vergonha, que existe há 18 anos, subiu ao tablado do Arraial do Ipem com todo o seu molejo, rebolado e cores.

Às 19h, o Boi Mocidade Alegre de Itapecuru, sotaque de orquestra, se apresentou e encantou o público presente. Com o bailado das índias e vaqueiros, cores e alegria, o boi chamou a atenção de todos os visitantes, inclusive de turistas que visitam a capital maranhense.

“Eu já tinha ouvido muito falar do bumba-meu-boi, mas ainda não conhecia assim pessoalmente. Estou encantada com essa cultura linda que é a do Maranhão, um festa plural e cheia de riquezas”, disse a turismo Paula Costa, do Rio de Janeiro.

Quem também embalou a noite de domingo e fez todo mundo cantar e dançar foi a cantora Vania Coelho, que agitou o público no Arraial do Ipem, onde passou por clássicos da música maranhense e junina.

A Companhia Baile de Caixa também fez uma belíssima apresentação no tablado principal e mostrou ao público os principais ritmos culturais do Maranhão. Em seguida, o cantor Nosly deu um show no Ipem, abrilhantando a festa.

Apresentação da Companhia Baile de Caixa. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Apresentação da Companhia Baile de Caixa. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Diretamente da Vila Passos, em São Luís, o Boi Oriente, fundado há 34 anos, no sotaque da Baixada, deu continuidade à festa, com as cores e movimentos típicos de seus cazumbas, o grupo reforçou a riqueza cultural do Estado.

Boi Oriente no Arraial do Ipem. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Boi Oriente no Arraial do Ipem. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Fechando a noite, o Boi Novilho Branco se apresentou no Arraial do Ipem. Fundado no bairro da Liberdade há 19 anos, o grupo, sotaque de orquestra, emocionou o público presente e, no final, chamou o público para dançar junto.

Arraial do Ipem

Com uma megaestrutura, o Arraial do Ipem é um dos destinos mais procurados durante a temporada junina em São Luís. Além da programação, que inclui apresentações de grupos de bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriá, dança portuguesa e shows de artistas locais, o arraial conta com uma vila gastronômica repleta de comidas típicas maranhenses, garantindo uma experiência culinária única aos visitantes.

As famílias também podem aproveitar a área kids, onde os pequenos se divertem com brinquedos e atividades supervisionadas. Para garantir a segurança de todos, um posto policial está estrategicamente posicionado, oferecendo tranquilidade aos frequentadores. E para quem precisa de uma pausa, há banheiros bem distribuídos pela área.

Além do tablado para as apresentações dos grupos folclóricos, o Arraial do Ipem conta ainda com o barracão do forró e um palco para shows de artistas locais.

Transmissão ao vivo pelo Imirante.com

Para aqueles que ainda não tiveram a chance de participar, o arraial é uma oportunidade imperdível de vivenciar a verdadeira essência das festas juninas maranhenses, onde a cultura local é celebrada em toda a sua plenitude e beleza. 

E para ressaltar ainda mais este aspecto, o Imirante.com mostra tudo ao vivo. A transmissão ocorre durante este fim de semana e pode ser acompanhada por pessoas de qualquer lugar do mundo, de forma on-line.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.