SÃO LUÍS - A Quinta da Boa Vista, bairro da cidade de Pinheiro, sedia um dos grandes festejos do Divino Espírito Santo no Maranhão. Uma das mais antigas da Baixada Ocidental Maranhense, a festa acontece durante dez dias do mês de janeiro e inclui toques de caixas, ladainhas, procissões e cortejos, além de visitas dos impérios e levantamento e derrubada do mastro, jantares e distribuições de doces e bolos.
A festa é uma herança familiar: começou com Pai Francelino Lobato, no povoado Cerro, em 1957; passou para sua filha, Tereza de Francelino, devota fervorosa do Divino Espírito Santo e de São Sebastião; após seu falecimento, os filhos, netos e a comunidade deram continuidade ao festejo.
As Caixeiras do Salão do Divino Espírito Santo, São Benedito e São Sebastião do Bairro da Quinta da Boa Vista chegam em São Luís para uma apresentação no Centro Cultural Vale Maranhão, nesta quinta-feira (22), a partir das 19h, em mais uma programação gratuita do programa Pátio Aberto. O CCVM fica localizado à Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.
Saiba Mais
- Conecta Psica promoverá encontros que celebram a cultura do Maranhão e do Pará
- 'Coco Pirinã: a resistência do coco tradicional' leva sua tradição para o Pátio Aberto nesta quinta-feira (26)
- Pátio Aberto, do CCVM, recebe Anderlucy Lima nesta quinta-feira
- Heriverto de Marinheiro encontra-se com os sons de sua ancestralidade em show inédito
- Tambor de Crioula "Um Degrau de Santa Luzia" apresenta o Tambor de Luz no CCVM
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.