(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Bianca Klamt festeja nova idade em SP

E mais: Grande Gala de Outubro

PH

Mãe e filha sempre belas: a designer Cintia Klamt Motta e a arquiteta e modelo internacional Bianca Klamt Motta, que hoje festeja nova idade em São Paulo
Mãe e filha sempre belas: a designer Cintia Klamt Motta e a arquiteta e modelo internacional Bianca Klamt Motta, que hoje festeja nova idade em São Paulo

 Grande Gala de Outubro

Esta é a semana que antecede a realização do baile que irá celebrar os 55 anos de colunismo social deste Repórter PH nos salões do Blue Tree Towers Hotel São Luís, no Calhau.

O evento, só para convidados do Grupo Mirante, será realizado a partir das 21h do dia 25 de outubro.

Teresa Martins está lembrando aos convidados que eles têm apenas esta semana para a confirmação de presença e garantir o seu lugar no maior evento social deste fim de ano em São Luís.

O Jubileu de Ametista de Colunismo do PH é um evento assinado pelo Grupo Mirante e deverá reunir o creme do creme da sociedade maranhense e também muita gente jovem na pista de dança, além de convidados de todo o Brasil.

Tudo indica que será uma noite para entrar para os anais dos grandes acontecimentos sociais dos últimos tempos em São Luís.

Pais são contra smartphones

De acordo com uma nova pesquisa Datafolha, 62% da população apoia o banimento dos smartphones nas escolas e, na parcela da população que tem filhos de até 12 ou de até 18 anos o apoio é ainda maior: 65%.

Ao mesmo tempo, 43% dos pais de crianças de até 12 anos dizem que seus filhos já têm aparelho celular próprio, e até 18 anos, 50%.

O levantamento mostrou ainda que 76% da população e 78% entre os que são pais de crianças consideram que o celular traz mais prejuízos do que benefícios ao aprendizado de crianças e adolescentes.

Pais são contra smartphones...2

O governo federal prepara um projeto de lei para proibir o uso de celulares por alunos nas escolas públicas e privadas do país, medida que tem crescido internacionalmente.

No Brasil, a movimentação em torno na criação da lei ganhou força por conta do vício em bets e cassinos online, que vem sendo induzido por empresas até com anúncios em perfis de redes sociais de crianças. 

Horário de verão só em 2025

A decisão do governo federal ocorreu durante uma reunião que avaliou os impactos econômicos e energéticos da medida.

Segundo o governo, o benefício econômico não justifica a sua adoção e por isso será mantido o horário convencional em todo o país.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que especialistas se reuniram dez vezes nos últimos 45 dias para tratar do assunto e que o grupo chegou à conclusão de que não há necessidade para este verão.

O ministro afirmou que a segurança energética está assegurada, apesar de o Operador Nacional do Sistema Elétrico ter recomendado a volta da medida para enfrentar a crise hídrica que afeta o país.

O governo ainda vai avaliar a possibilidade de adoção em 2025.

Driblando o bloqueio

Bets ilegais têm conseguido driblar o bloqueio imposto pelo governo federal. Levantamento feito pelo G1 encontrou 18 bets irregulares funcionando em sites alternativos, e quase iguais, aos que estavam na lista da Anatel com mais de dois mil endereços irregulares que deveriam ser bloqueados. Alguns dos sites que estão no ar foram criados na última sexta-feira (11), mesmo dia em que a agência divulgou a lista. A estratégia para burlar a proibição foi inserir, após o nome original da página, uma sequência de caracteres, como os números 11 e 22, por exemplo.

Financiamento de imóvel

A partir de 1º de novembro, os mutuários que financiarem imóveis pela Caixa Econômica Federal terão de pagar entrada maior e financiar um percentual mais baixo do imóvel. O banco aumentou as restrições para a concessão de crédito para imóveis pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que financia imóveis com recursos da caderneta de poupança.

Para quem financiar imóvel pelo sistema de amortização constante (SAC), em que a prestação cai ao longo do tempo, a entrada subirá de 20% para 30% do valor do imóvel. Pelo sistema Price, com parcelas fixas, o valor aumentará de 30% para 50%. A Caixa só liberará o crédito a quem não tiver outro financiamento habitacional ativo com o banco.

Semana de Ciência e Tecnologia

Em andamento a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). O evento será encerrado nesta quinta-feira (17), no Convento das Mercês. A SNCT deste ano tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”. É aberto ao público e se destaca como a maior iniciativa voltada para a divulgação científica do Maranhão.

Show de Fábio Rabin

Ladeira abaixo” é o nome do sétimo show solo de comédia stand up de Fábio Rabin, que vai ser apresentado nesta sexta-feira (18), no Teatro Arthur Azevedo. 

O show fala sobre as desesperadas tentativas de um homem para reconquistar sua esposa, após alguns vacilos. 

O show também conta sobre os quarenta anos na vida de um homem, onde alguns gostos mudam, prioridades novas aparecem, além de dores, pelos, rugas e outros coisas. 

Depois de passarem uma semana conhecendo os encantos de Bonito, no Pantanal matogrossense, Rose e Eli Medeiros desembarcaram em João Pessoa para comemorar o aniversário de Eli, transcorrido ontem, 16
Depois de passarem uma semana conhecendo os encantos de Bonito, no Pantanal matogrossense, Rose e Eli Medeiros desembarcaram em João Pessoa para comemorar o aniversário de Eli, transcorrido ontem, 16

De relance

Ciência e Tecnologia

O Convento das Mercês sedia até esta quinta-feira (17) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento que reúne especialistas, estudantes, empresas, pesquisadores e entusiastas da inovação no histórico Convento das Mercês.

Organizada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a programação visa promover o diálogo entre ciência, educação e inovação com foco no desenvolvimento sustentável e no futuro tecnológico do Maranhão.

Um dos destaques desta edição é a participação da operadora Maxx, que, como parceira institucional da SECTI, marca presença com um stand onde apresenta ao público seus serviços e novidades. A empresa 100% maranhense e que é referência na comercialização de soluções de tecnologia e comunicação, demonstra suas inovações em conectividade, automação e serviços digitais.

Ciência e Tecnologia...2

“Esse evento é muito importante para aproximar os estudantes, que serão os futuros profissionais em um mundo cada vez mais tecnológico, das empresas. A Maxx como parceira da SECTI não poderia ficar de fora desse evento. Viemos aprender com outros expositores e palestrantes e demonstrar os nossos serviços e soluções, numa troca onde todos ganham muito, tanto em conhecimento, quanto em networking” destacou o CEO da Maxx, Augusto Diniz.

Augusto Diniz estava acompanhado de parceiros da Maxx na área de inovação, como representantes da PUC de Campinas, além de sócios como a empresa JUMP, que pertence ao Grupo Maxx e que desenvolve serviços na área de Inteligência Artificial -  IOTI/Internet das Coisas para o mercado profissional.  

O CEO da Maxx, Augusto  Diniz; Alexandre Silva, da JUMP; Alexandre Alves, da TIP Brasil; Nordman Wall, da FAPEMA; Diane Moraes, da PUC Campinas e  Othon Bastos Filho, da SECTI
O CEO da Maxx, Augusto  Diniz; Alexandre Silva, da JUMP; Alexandre Alves, da TIP Brasil; Nordman Wall, da FAPEMA; Diane Moraes, da PUC Campinas e  Othon Bastos Filho, da SECTI

95 anos da grande atriz

Fernanda Montenegro completou 95 anos na quarta-feira (16/10). A atriz, aclamada por seus papéis na teledramaturgia e no cinema nacional, é a única brasileira indicada ao Oscar até hoje.

O papel que levou Fernanda Montenegro a concorrer ao Oscar na categoria de “Melhor Atriz” foi o de “Dora”, personagem de “Central do Brasil”.

No filme de Walter Salles, Fernanda vive uma escrivã que redige cartas para analfabetos no centro do Rio de Janeiro, na estação Central do Brasil.

Mesmo sem enviar todas as cartas, Dora decide ajudar um Josué (Vinícius de Oliveira), um menino que teve a mãe atropelada e tenta encontrar o pai, que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

Fernanda foi cumprimentada ontem pelo ex-presidente José Sarney, seu amigo e colega na Academia Brasileira de Letras.

Ministros no camarote

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes compareceram, na noite da última terça-feira (15), ao camarote do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, para assistir à goleada da Seleção Brasileira sobre o Peru por 4 a 0. O jogo do Brasil x Peru foi válido pelas eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Ministros no camarote 2

A presença dos magistrados no evento ocorreu seis dias após o STF suspender o julgamento sobre a recondução de Ednaldo Rodrigues à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na quarta-feira anterior (9), Dino havia solicitado mais tempo para análise do caso após o voto do relator Gilmar Mendes, que compareceu ao estádio vestindo a camisa de seu time, o Botafogo.

Maiores crescimentos

Os estados do Distrito Federal (24%) e Maranhão (22%) apresentaram os maiores crescimentos, em termos percentuais, de suas despesas correntes até o terceiro bimestre de 2024 na comparação com o mesmo período de 2023, enquanto Goiás (4%) e Rio Grande do Sul (6%) tiveram os menores índices de crescimento desse indicador no período. Os dados estão no Relatório Resumido de Execução Orçamentária em Foco dos Estados.  

Maiores crescimentos 2

Quando considerada a receita corrente, os Estados que apresentaram os maiores aumentos no período analisado foram Maranhão (36%) e Bahia (24%).  Na comparação entre os bimestres, todos os estados apresentaram elevação em suas receitas correntes realizadas, sendo as menores elevações verificadas nos Estados de Rio Grande do Sul (4%), Rio de Janeiro (5%) e Mato Grosso do Sul (6%).

Segurança viária

Uma nova lei no Maranhão promove a reorganização dos veículos automotores e das ferrovias com o objetivo de aumentar a segurança viária para a população que vive próximo aos leitos ferroviários. A Lei 12.394/2024, originária do Projeto de Lei 816/2023, é de autoria do deputado estadual Osmar Filho (PDT), que ressaltou a importância da medida.

Em junho deste ano, o deputado recebeu a visita de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), que declararam apoio ao então projeto de lei do parlamentar. 

Segurança viária 2

No documento, entregue a Osmar pelo vice-presidente da entidade, Cláudio Azevedo, a Fiema declarava que a proposta era um estímulo para a prevenção de acidentes nas cidades instaladas no entorno da malha ferroviária maranhense.

A malha ferroviária que corta o estado é operada pela Estrada de Ferro Carajás e VLI Logística, pertencentes à Vale; Transnordestina; e Ferrovia Norte Sul, somando mais de 1.400 quilômetros de extensão. A nova legislação reflete a preocupação com a redução de acidentes e a promoção do respeito entre os diversos meios de transporte. 

Sem energia

Moradores da Grande São Paulo completaram mais de 100 horas sem energia. Segundo informações da Enel, cerca de 100 mil imóveis ainda seguiam no escuro. De acordo com a Enel, do total, cerca de 7,6 mil se referem a ocorrências registradas no temporal de sexta-feira (11). As cidades e bairros não foram informados.

Sem energia 2

Na terça-feira (15), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) se reuniu com prefeitos da região Metropolitana e afirmou, em coletiva de imprensa, que fizeram uma carta pedindo intervenção federal no contrato de concessão da Enel.

Para gravar na pedra:

“Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada”. De Clarice Lispector.

Trivial variado

Câncer de mama - Pesquisa revela que cerca de 40% das brasileiras não conhecem fatores que podem fazer a diferença na prevenção.

“Se fizéssemos agora, usufruiríamos pouco do custo-benefício”. Disse Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, ao descartar o retorno do horário de verão neste ano. Ele disse ainda que a medida pode voltar em 2025.

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 27 de novembro o julgamento de três ações que tratam da responsabilidade de provedores de internet na remoção de conteúdos com desinformação e disseminação de discurso de ódio de forma extrajudicial, sem determinação expressa pela Justiça.

As roupas dos astronautas que irão participar da Missão Artemis III foram reveladas ontem pela Axiom Space, no Congresso Internacional de Astronáutica em Milão, na Itália.

O traje, da grife de luxo Prada, reflete calor e protege de temperatura extrema e da poeira lunar. A nova missão espacial da Nasa rumo à Lua está prevista para 2026.

Maus hábitos - Segundo observatório global, um quarto dos adolescentes brasileiros consome álcool e oito em cada dez são sedentários.

Após quatro meses de espera, o navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, passará pela fase final de conserto de sua propulsão.

Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, a embarcação está em um estaleiro em Lisboa e deve retornar ao Brasil em novembro. O veleiro seguia para a Europa quando sofreu uma pane.

Neste sábado (19), o Rasta Reggae Beira Mar promete entregar muita diversão para os amantes do reggae em São Luís. A partir das 20h, o espaço em frente à Praça Manuel Beckman será o ponto de encontro dos amantes do ritmo jamaicano.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.