Leitura

Historiadora narra trajetória do povo judeu no mundo

Jandyra Cantú revisita trajetória judaica e descreve como o Brasil foi refúgio em tempos difíceis.

Evandro Júnior / Na Mira

Capa do livro
Capa do livro (Foto: Divulgação)

Um povo que foi perseguido, subjugado e disperso ao longo dos séculos, mas que, mesmo assim, preservou sua identidade cultural e religiosa. A jornada dos judeus ganhou ainda mais valor pelo olhar da historiadora Jandyra Stahlschmidt Cantu. 

Nas páginas de ‘A jornada do povo de Deus’, a autora reúne dez anos de pesquisas para levar às estantes uma leitura completa, que contextualiza os fatores históricos e políticos que moldaram esta trajetória.

Com o tema no epicentro das discussões globais, a autora propõe recontar a origem dos judeus de forma cronológica. Entre as 13 partes, aborda desde a formação do povo hebreu e as 12 tribos de Israel; passa pelas Cruzadas; relembra a Inquisição e o massacre nazista, até o retorno à Terra Prometida e a formação do Estado moderno de Israel. Explora, ainda, a continuidade de tradições, crenças e a força da identidade judaica nos dias atuais.

Especialista em História do Brasil e pedagoga, Jandyra contextualiza a chegada dos judeus ao país, e como se tornou lar daqueles que fugiam da opressão. Relembra a época do descobrimento, em que buscaram o refúgio da Inquisição – ainda assim centenas foram levados a Portugal para julgamento; e também no fim da Segunda Guerra Mundial, no acolhimento a sobreviventes do Holocausto.

Motivada pelo pedido de um amigo, pastor da Igreja Presbiteriana, e pela bagagem de 25 anos de docência, a autora pesquisou sobre os impérios que dominaram os judeus ao longo dos tempos. Quando notou que a história era fragmentada em diversas fontes, decidiu unir todas as partes. 

“As civilizações antigas sempre tiveram três fases: crescimento, apogeu e queda. Porém os judeus caíram, foram dominados várias vezes, exilados, dispersos pelo mundo, e sempre ressurgiram”, diz Jandyra.

Endossada por Heloí Aparecida de Carli, mestre em Educação pela Unesp, a obra reforça o compromisso da autora de promover o respeito pelas tradições e a religião. Jandyra Stahlschmidt Cantú entrega um apanhado histórico que transcende o conteúdo acadêmico e emociona ao levar aos leitores informações embasadas e um olhar atento sobre um povo que, apesar de todas as adversidades, segue resiliente e firme em sua caminhada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.