SÃO LUÍS - Neste período em que se destaca o ‘Janeiro Branco’, campanha que chama atenção sobre saúde mental, vale a pena ler o livro do psicólogo Ruy Ribeiro Moraes Cruz.
Intitulado “Suspiros e Relatos: A Saúde Mental dos Trabalhadores da UTI”, a publicação aborda a experiência de Cruz durante a pandemia de Covid-19, a partir do contato que ele teve com profissionais que atuaram na linha de frente do atendimento aos pacientes acometidos pela doença, os quais também contraíram a infecção respiratória.
O livro tem 125 páginas divididas em cinco capítulos com relatos, depoimentos e análises. Foram entrevistados 7 profissionais, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.
Na obra, o psicólogo relata, entre outras coisas, o contato que teve com profissionais do SUS acometidos por Covid, bem como com aqueles que perderam familiares, sendo que alguns acabaram falecendo.
A ideia era criar um protocolo operacional padrão a ser utilizado para avaliar e propor estratégias de cuidado, bem como apresentar à comunidade, principalmente para a científica.
Saiba Mais
- Boletim da Fiocruz indica alta de casos de covid-19 no país
- Covid-19: saiba como fica vacinação de idosos no calendário anual
- Ministério da Saúde distribui 26 mil doses de vacina contra a Covid-19 para o Maranhão
- Covid-19: já são mais de 5,1 mil mortes em 2024
- Covid-19: nova variante XEC pode ser mais transmissível
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.