(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Globo de Ouro para Fernanda Torres

E mais: Lançamento de single da cantora Raqquel

PH

Fernanda Torres foi a primeira atriz saída do Brasil a receber um Globo de Ouro por interpretação
Fernanda Torres foi a primeira atriz saída do Brasil a receber um Globo de Ouro por interpretação

Globo de Ouro para Fernanda Torres

Da 82.ª edição dos Globos de Ouro sobressaíram a certeza da força de Emilia Pérez na temporada de prêmios, a importância das indicações e dos consequentes discursos daqueles que nunca ganharam, os atores japoneses e a comoção de Demi Moore ou de Zoe Saldaña, a adaptação mais célere, e à força, à era da falência das cerimônias televisivas e a sobrevivência do clip.

Foram entregues estatuetas douradas, rostos conhecidos reuniram-se em mesas animadas e os erros do passado parecem esquecidos neste arranque mediático oficial da temporada de prémios de Hollywood – “Todas as pessoas sabem que não há maior honra do que ganhar um Globo de Ouro. Absolutamente nada. Não há prêmio melhor em Hollywood do que os Globos de Ouro. Ponto final”, brincou Seth Rogen.

E Fernanda Torres foi a primeira atriz saída do Brasil a receber um Globo de Ouro por interpretação.

Globo de Ouro para Fernanda Torres...2

O que se segue é mais uma experiência paradoxal: as cerimônias de prêmios, por mais reluzentes que sejam, estão a sangrar audiências há anos e parecem obsoletas; algumas, como os Globos de Ouro, já não têm transmissão direta na televisão brasileira (ou numa plataforma de streaming); mas existe à mesma interesse e vontade de saber ou relatar como foi esta noite em que tanta gente admirada esteve junta.

E assim se acaba em clipes, postos online pelo canal oficial dos prêmios muito mais rapidamente do que alguma vez foi feito, para beber o espírito do evento e perceber que há tendências no caminho para os Óscares (o melhor prêmio em Hollywood, ponto e vírgula) e que ainda há alguma coisa dos velhos Globos de Ouro na sua versão pós-escândalo.

Globo de Ouro para Fernanda Torres...3

Ora, principais feitos: Fernanda Torres faz história em língua portuguesa e para o seu país com a primeira interpretação brasileira a receber um Globo, atribuída à sua Eunice Paiva nos tempos da ditadura militar e dirigida por Walter Salles em Ainda Estou Aqui. O filme vinha com uma forte carga de favoritismo para a filha de Fernanda Montenegro, indicada para um Globo por Central do Brasil em 1999.

“Não preparei nada porque já estava contente. Foi um ano espantoso para as interpretações femininas”, disse no palco a atriz perante a concorrência, feita de nomes como Nicole Kidman, Amy Adams, Angelina Jolie ou Kate Winslet (cuja outra indicação pela série The Regime, da HBO, é um dos bizarros amuletos que testemunha o legado de escolhas intrigantes dos Globos de Ouro).

Globo de Ouro para Fernanda Torres...4

“A minha mãe esteve aqui há 25 anos e isso é uma prova de que a arte pode perdurar na vida”, continuou Fernanda Torres, lembrando que, numa altura em que há tanto “medo” no mundo, este “é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos difíceis como estes”.

Num vídeo partilhado nas redes sociais, Fernanda Montenegro e a família festejam efusivamente o prêmio de Fernanda Torres e um filme que já soma três milhões de espectadores no Brasil.

Dinheiro devolvido

Estados e municípios que não fizeram uso dos recursos da Lei Paulo Gustavo têm até o dia 15 para devolver o dinheiro para os cofres do Ministério da Cultura (Minc).

O prazo para prestação de contas foi encerrado no dia 31 de dezembro de 2024.

Pelas regras de aplicação dos recursos, todos os pagamentos referentes às ações financiadas via Lei Paulo Gustavo precisavam ser feitos.

No Maranhão, vários municípios terão que fazer a devolução, o que tem gerado protestos dos fazedores de cultura, já que há carência de ações e mesmo assim os municípios não conseguiram aplicar o dinheiro.   

DE RELANCE

Soja e agricultura familiar

Levantamento recente feito com base no Censo Agropecuário de 2017, traz um retrato do protagonismo da agricultura familiar na produção de alimentos do País.

A consulta foi motivada por declarações feitas por José Graziano da Silva, ex-diretor geral da Organização das Nações Unidas, que questionou as métricas amplamente divulgadas desse segmento.

Os números levantados mostram que as regiões Norte e Nordeste foram as que registraram o maior crescimento da agricultura familiar, no País, mesmo com a maioria dos agricultores sem acesso ao crédito, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Soja e agricultura familiar...2

A avaliação, contudo, é de que embora a produtividade tenha aumentado, a colheita de alimentos diminuiu e, embora a agricultura familiar não tenha perdido protagonismo, a base perde cada vez mais espaço.

Isso porque, ao invés de plantar arroz e feijão, a produção é cada vez mais voltada para grãos como a soja, que vem ocupando os territórios dos dois alimentos básicos.

Outro dado apontado na pesquisa põe em xeque os principais argumentos usados pelo setor do agronegócio que associa o bom desempenho do setor no mercado aos ganhos de produtividade.

Soja e agricultura familiar...3

De acordo com informações da pesquisa, entre 1989 e 2024, a produção aumentou porque houve aumento da área ocupada.

Nesse período, a expansão foi de 34,6 milhões de hectares. Já a produtividade cresceu lentamente.

No Maranhão. O cultivo da soja, na verdade, começou mesmo na década de 1980, no município de Balsas.

No Maranhão, um dos estados pertencentes à nova fronteira agrícola brasileira, se observa um incremento na produção deste grão em 135 dos seus atuais 217 municípios. Mas até a década de 1970, eram raros os pés de soja plantados no Estado.

Soja e agricultura familiar...4

A propósito: a primeira referência à soja como alimento data de mais de 5.000 anos. O grão foi citado e descrito pelo imperador chinês Shen-nung, considerado o “pai” da agricultura chinesa, que deu início ao cultivo de grãos como alternativa ao abate de animais.

Um dos principais indicativos que atestam a importância cultural e nutricional da soja para os chineses é o fato de que já nos anos 200 antes de Cristo (a.C.) o grão era a matéria-prima essencial para a produção do tofu (leite de soja coalhado), tendo representado por milhares de anos a proteína vegetal, o leite, o queijo, o pão e o óleo para os chineses.

Além disso, a soja era uma espécie de moeda, porque era vendida à vista ou trocada por outras mercadorias.

A cantora Raqquel vai lançar novo single no próximo sábado
A cantora Raqquel vai lançar novo single no próximo sábado

Lançamento de single

Desde 2021 na cena da música pop, a cantora maranhense Raqquel vai lançar o single ‘Desejo’, no próximo dia 11 de janeiro, às 17h, durante show gratuito na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF/MA), no Calhau.

Além da música autoral, a artista revelação da música local incluirá no repertório do show na APCEF canções de divas como Mariah Carey, Whitney Houston, Amy Winehouse, Sade, Irene Cara, Shania Twain, Cher, Dua Lipa, Sia, Lady Gaga e Gloria Gaynor.

São nomes sempre homenageados por ela em seus shows na capital maranhense.

Lançamento de single...2

Raqquel também assina as músicas ‘777’ e ‘Deusa de Ébano’. Esta última arrebatou premiação em 2023. Ela tem, ainda, outras canções em fase de produção. Além de pop, a cantora aposta em gêneros musicais como rock, soul, blues e jazz.

A cantora e compositora participou, em 2022, do Festival de Talentos da Fenae, ganhando dois prêmios, sendo um pela interpretação da música “WhatsApp”, da banda 4nonBlonde, e outro pela composição da música autoral “Deusa de Ébano”.

Ano passado, ela fundou a Banda Kell e foi convidada para abrir o show do cantor Tom Cléber, no aniversário de 65 anos da APCEF.

Associação Comercial do Maranhão (ACM) realiza posse administrativa da nova diretoria nesta segunda-feira (6). Na foto, Antonio Gaspar e Jenilce Pavão, eleitos para a gestão da ACM, triênio 2025-2027, respectivamente presidente e vice-presidente
Associação Comercial do Maranhão (ACM) realiza posse administrativa da nova diretoria nesta segunda-feira (6). Na foto, Antonio Gaspar e Jenilce Pavão, eleitos para a gestão da ACM, triênio 2025-2027, respectivamente presidente e vice-presidente

Janeiro Branco

Além das ações neste mês de janeiro, é preciso falar sobre saúde mental o ano inteiro, para instalar na sociedade uma cultura acerca dessa temática, pois ainda há muito preconceito em relação a pessoas que fazem terapia, com diagnóstico de transtorno mental, ou que façam tratamento medicamentoso.

Essa bandeira é levantada pela psicóloga clínica Aline Oliveira, do quadro de profissionais da Clínica Idiagnóstica, com unidades no Centro e Cidade Operária.

Segundo a psicóloga, pós-graduada em Psicologia Hospitalar e mestranda em Psicologia Biopsicossocial, o Janeiro Branco é uma campanha que precisaria avançar para os demais meses do ano.

Quanto mais a sociedade tratar essa temática com naturalidade, entendendo que não se pode escalonar o sofrimento dos outros pelas próprias experiências, estará contribuindo para a redução do preconceito e, assim, tornando-se mais acolhedora.

Janeiro Branco...2

Com a alta incidência de problemas de saúde mental, o Janeiro Branco tem cada vez mais relevância, de acordo com a psicóloga da Idiagnóstica.

Ela afirma que são muitos os motivos que levam a um risco elevado de adoecimento psicológico nos dias atuais, tais como estabelecimento de relações não saudáveis; excesso de exposição nas redes sociais; falta de rede de apoio, maior exposição ao estresse; preocupações relacionadas a dificuldades financeiras; medo de adoecer ou perder entes queridos; sedentarismo, etc.

Aline Oliveira destaca que a atividade física é um dos pilares mais importantes tanto para tratamento de saúde mental abalada quanto prevenção. “Os pilares que precisamos dar muita atenção, além da atividade física: uma boa noite de sono; alimentação equilibrada; terapia e rede de apoio (social e/ou familiar). As relações familiares podem ser um gerador de estresse também, mas é preciso avaliar cada caso”, diz.

Franquias em alta

O setor de franquias no Brasil registra expansão em 2024. Só no acumulado do primeiro semestre, o faturamento chegou a R$ 121,8 bilhões, ou 15% mais que em igual período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Para 2025, o mercado está em alerta. Além das condições econômicas internas, o resultado das eleições nos Estados Unidos e o novo governo por lá, a partir de janeiro, tendem a ter efeitos no setor por aqui.

Isso porque o mercado brasileiro de franquias é caracterizado pela presença de grandes redes estadunidenses. São marcas em vários segmentos: Pizza Hut, Domino’s, Subway, Burger King e McDonald’s, no food service; Laundromat e Dryclean, no ramo de lavanderias; e ainda NYS Collection (óculos), Maybelline New York (cosméticos) e School of Rock (escola de música) são alguns exemplos.

Surto na China

A circulação do metapneumovírus humano (HMPV) na China tem causado preocupação e é alvo de monitoramento por autoridades no país. Hospitais lotados com infectados por esse vírus respiratório, com sintomas semelhantes aos da Covid-19, viralizaram nas redes sociais.

Conforme agências internacionais, chineses monitoram o HMPV desde dezembro. Até o momento, a origem do vírus é desconhecida.

O vírus tem infectado principalmente crianças e se espalhou pelo norte da China. Órgãos de saúde começaram a implantar medidas de emergência para impedir o aumento da circulação, mas conforme reportado pelo jornal britânico The Independent, o governo de Pequim, capital da China, definiu o momento como uma ocorrência sazonal.

Eleição na Famem

Dos 21 prefeitos que compõem a região do Médio Mearim, 17 gestores declararam apoio ao prefeito de Bacabal, Roberto Costa, na manhã de sábado (4), em prol da sua candidatura à presidência da Federação dos Municípios (Famem).

Durante a reunião, Roberto Costa conversou com os colegas prefeitos, onde apresentou suas propostas e assegurou que vai trabalhar incansavelmente para fortalecer ainda mais o municipalismo no Maranhão.

Para escrever na pedra:

“Três regras: não prometa nada quando estiver feliz; não responda nada quando estiver irritado; não decida nada quando estiver triste”. De autor desconhecido.

 TRIVIAL VARIADO

Nesta primeira segunda-feira de 2025, duas figuras muito queridas da vida social maranhense mudam de idade: Teresa Cristina Murad Sarney e Glorinha Holanda.

Globo de Ouro: quando a gente olha para os personagens que transitam por Brasília, começa o desestímulo de ser brasileiro. Mas, de repente, surge no horizonte uma Fernanda Torres e se recupera a esperança.

Documento verdade: o número de crimes digitais praticados em 2024, no Brasil, cresceu 45% em relação a 2023, somando 5 milhões de fraudes.

Balanço: segundo relatório da Agência Nacional de Saúde Suplementar, o Brasil tem 51,5 milhões de beneficiários de planos de saúde.

De acordo com o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, em novembro de 2024 o endividamento atingiu mais de 150 mil empreendimentos do Maranhão.

Precaução: as autoridades japonesas começaram, ontem, a abater cerca de 50 mil galinhas após um surto de gripe aviária em uma fazenda no norte do país.

Tecnologia: nos Estados Unidos, líderes religiosos modernos estão testando “IA de Deus” para aumentar interação de fiéis com a religião.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.