(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Adeus a Marcos Vilaça

E mais: Novas rotas internacionais

PH

No dia 29 de março partiu para a eternidade o grande escritor pernambucano e amigo de muitos maranhenses, Marcos Vinicius Vilaça
No dia 29 de março partiu para a eternidade o grande escritor pernambucano e amigo de muitos maranhenses, Marcos Vinicius Vilaça

Adeus, Marcos Vilaça!

Pernambuco em particular e o Brasil de um modo geral, acabam de perder um de seus intelectuais mais ilustres: meu fraterno amigo Marcos Vinicius Rodrigues Vilaça.

Nascido em Nazaré da Mata (PE), em 30 de junho de 1939, Marcos tem uma longa trajetória dedicada principalmente à cultura brasileira.

Ele nasceu no interior mais rude do Brasil e conseguiu chegar a ser Ministro da Cultura, presidente da Legião Brasileira de Assistência (LBA), presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), presidente da Academia Pernambucana de Letras (ABL) e, por duas vezes, presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL).

O trajeto dele é a prova da força da Educação como instrumento de transformação do homem e da sociedade.

Adeus, Marcos Vilaça!...2

Marcos Vilaça dedicou a vida à Cultura, e por onde passou deixou a marca da eficiência e da objetividade. Mas dentre as diversas atividades que ele exerceu, gosto de destacar sua importância para a Academia Brasileira de Letras. Ele abriu a instituição a intelectuais que não são do meio literário de forma restrita, bem como aos vários setores da sociedade. Vilaça entendia que tinha de haver integração. A Academia não podia ficar isolada do mundo, sem contato, sem convivência. Ele entendia que seus tradicionais membros não se bastavam.

Marcos Vilaça foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) no dia 11 de abril de 1985, no lugar de outro pernambucano, o poeta Mauro Mota (1911-1984). E foi o sétimo ocupante da cadeira de número 26 da instituição, que tem como patrono Laurindo Rabelo.

Adeus, Marcos Vilaça!...3

O escritor pernambucano, que foi grande amigo do maranhense José Sarney, produziu 79 publicações ao longo da vida, incluindo livros de crônicas, ensaios e poesia. Parte dessa obra foi traduzida para outros idiomas, como inglês e francês.

Entre os títulos mais famosos dele, está “Coronel, coronéis: apogeu e declínio do coronelismo no Nordeste”, que escreveu com o advogado e economista Roberto Cavalcanti de Albuquerque e de cujo lançamento, na Embaixada do Brasil em Paris, tive a honra de participar e de ter o meu nome citado pelo escritor em seu discurso de agradecimentos, juntamente com o do escritor Paulo Coelho e do jornalista e escritor Napoleão Saboia.

Vinicius Vilaça, um dos netos do acadêmico, definiu Marcos Vilaça como “um sujeito muito divertido, muito carismático, muito perspicaz, inteligente. Tinha tiradas que você não esperava e tinha um humor muito criativo”.

Marcos Vilaça deixou três filhos e cinco netos, frutos do casamento de uma vida toda com Maria do Carmo Duarte Vilaça, já falecida.

Ato minguado contra a anistia

Foi fraco o ato convocado pelos partidos de esquerda contra o projeto de anistia aos condenados pelos atos do 8 de Janeiro em Brasília e aos que ainda serão julgados por tentativa de golpe.

O Monitor Político, mesmo instituto que calculou 18 mil pessoas na manifestação realizada no Rio de Janeiro, com a presença de Jair Bolsonaro, concluiu que a de ontem, na Avenida Paulista, teve um terço do público.

O deputado Guilherme Boulos (PSOL) foi um dos líderes da manifestação ao lado de Linbergh Farias (PT-RJ) e chegou a dizer que havia mais gente do que no ato do Rio, o que as imagens desmentem. Os manifestantes pediram a prisão de Bolsonaro.

Atos como o de Copacabana ou da Paulista não devem ter qualquer influência na decisão dos ministros do STF nem no Congresso, já que nenhum dos lados deu demonstração de força.

Série “Adolescência”

A série Adolescência, da Netflix, vem suscitando reflexões sobre a influência das redes sociais sobre crianças e adolescentes, e os perigos disso na vida real. Se, por um lado, a tecnologia ampliou as conexões, permitindo que jovens com dificuldades para socializar façam amizades, de outro, o uso das plataformas sem supervisão expõe os adolescentes a conteúdos nocivos. 

Em casos mais extremos, isso pode levar a situações graves, como a retratada na série. A história ficcional é protagonizada por Jamie, estudante de 13 anos que é acusado de matar uma colega. A trama é marcada por temas como autoestima, os perigos das redes sociais, misoginia e a cultura incel.

O assunto ganhou repercussão com a série, mas a comunidade incel atua há anos, e sua ligação com casos de violência extrema vem preocupando especialistas no mundo inteiro. Apesar de ser algo pouco conhecido pelos brasileiros, pais e educadores devem ficar atentos aos discursos de ódio nas redes sociais, segundo os psicanalistas.

A forma como tudo isso está acontecendo é inédita para todo mundo. O machismo e a misoginia sempre existiram. Mas a forma como os adolescentes se conectam hoje é potencialmente destrutiva.

Depois de rever seus familiares e amigos em Imperatriz, Fides Ostbye veio passar o fim de semana em São Luís, hóspede de Rose e Eli Medeiros, e hoje retorna a Marbella (Espanha), onde reside atualmente com o marido holandês Erick Ostbye. Domingo, ganhou jantar de despedida no restaurante Cabana do Sol, reunida com os seus anfitriões Rose e Eli, e os amigos Soraia Fialho (sua amiga de infância), José Carlos Salgueiro e este Repórter PH
Depois de rever seus familiares e amigos em Imperatriz, Fides Ostbye veio passar o fim de semana em São Luís, hóspede de Rose e Eli Medeiros, e hoje retorna a Marbella (Espanha), onde reside atualmente com o marido holandês Erick Ostbye. Domingo, ganhou jantar de despedida no restaurante Cabana do Sol, reunida com os seus anfitriões Rose e Eli, e os amigos Soraia Fialho (sua amiga de infância), José Carlos Salgueiro e este Repórter PH

DE RELANCE

Novas rotas internacionais

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá no mês de novembro deste ano em Belém já está rendendo muitos frutos ao Pará.

A capital, Belém, terá em breve, sete novas rotas internacionais, que incluem voos para o Peru, Caribe e Panamá, criando uma ótima opção para os maranhenses pela proximidade com São Luís.

Em 2025, o Pará terá um salto no setor aéreo. A movimentação intensa de passageiros e o crescimento da conectividade aérea devem impulsionar ainda mais o turismo na região, mas, para além do evento, a intenção do governo federal é ampliar também as viagens dos paraenses com ao menos sete novas rotas internacionais, que já estão em fase de negociação com as companhias aéreas.

A capital das mangueiras está recebendo grandes investimentos para a realização da COP30, mas o objetivo do governo federal é trabalhar para consolidar Belém como um hub de conexões internacionais, promovendo novas rotas para destinos estratégicos.

Novas rotas internacionais...2

Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, estão em fase de negociação voos partindo de Belém para Lima, no Peru, operados pela Latam; conexões com o Panamá, via Copa Airlines, o que também ampliaria as possibilidades de voos para os Estados Unidos; e novas rotas para o Caribe, incluindo destinos como San Martin, Aruba, Curaçao e República Dominicana.

Em 2024 o Aeroporto Internacional de Belém teve o seu melhor ano em relação ao número de passageiros. Ele fechou o ano com mais de 4,1 milhões de viajantes, número que representou cerca de 100 operações de voos,  recebendo 11,2 mil passageiros em cada uma, entre pousos e decolagens, somando 2,8 mil operações mensais durante o ano.

Novas rotas internacionais...3

A conectividade do Pará com outras regiões do Brasil e do mundo tem se expandido. Em 2024, a retomada de operações regulares entre Belém e Paramaribo, por exemplo, reforçou a ligação internacional do Estado, enquanto novos voos para Brasília e Guarulhos aumentaram a oferta de deslocamentos internos.

Além disso, a partir de junho deste ano, o Estado também contará com voos diretos saindo de Belém para Miami, oportunidade de ouro para os paraenses – e também os os maranhenses – que desejam conhecer ou visitar os Estados Unidos.

Minorias e Poder

O estudo inédito Lideranças Negras no Estado Brasileiro (1995-2024), divulgado na semana passada, aponta que quatro a cada dez cargos de liderança no Poder Executivo brasileiro são ocupados por pessoas negras ou indígenas.

Apesar de representarem, juntas, a maior parte da população brasileira, essas são apenas 39% das lideranças nos ministérios, autarquias e fundações. 

A pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (Afro-Cebrap), com apoio da Fundação Lemann e da Imaginable Futures e traz um levantamento do perfil daqueles que ocupam os quadros de liderança com base nos dados do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), considerando os últimos 25 anos, o que corresponde a sete gestões presidenciais. 

Democracia

Nos meus mais de 70 anos já vivi bastante para poder afirmar que estamos vivendo um período de exceção.

Faço coro com o advogado Gustavo Adolfo Iserhard quando diz que as pessoas têm medo de emitir opinião sob pena de serem “atiradas aos leões pelos contrários”. Não se consegue entender o que está acontecendo com as instituições: o Judiciário extrapolando limites da decência e legalidade, o Legislativo composto por membros sem força ou vergonha, o Executivo levado por interesses escusos.

Será que não surgirá ninguém ou nada para estancar isto?

Qual será o fim disso tudo?

Ceres Costa Fernandes (na foto com o ex-presidente José Sarney e o Repórter PH) receberá, no próximo dia 10, o título de Cidadã Maranhense, conferido pela Assembleia Legislativa do Estado
Ceres Costa Fernandes (na foto com o ex-presidente José Sarney e o Repórter PH) receberá, no próximo dia 10, o título de Cidadã Maranhense, conferido pela Assembleia Legislativa do Estado

Para escrever na pedra:

 “A mais linda lágrima é a da saudade, pois ela nasce dos risos que já foram, dos sonhos que não acabam e das lembranças que jamais se apagam”.

TRIVIAL VARIADO

Dívida pública federal: o total da dívida aumentou 3,3% de janeiro para fevereiro, passando de R$ 7,25 trilhões para R$ 7,49 trilhões.

Inteligência artificial: o Brasil mira liderança em IA na América Latina com plano de R$ 24 bilhões até 2028. País já conta com 144 centros de pesquisa

Transporte interestadual: viagens de ônibus tiveram 9 milhões de passageiros a mais em 2024, em relação a 2023, de acordo com a ANTT.

Frentistas em risco: estudo revela que a inalação do vapor de gasolina automotiva causa câncer de bexiga e leucemia mieloide aguda em pessoas adultas.

Transporte interestadual: viagens de ônibus tiveram 9 milhões de passageiros a mais em 2024, em relação a 2023, de acordo com a ANTT.

Frentistas em risco: estudo revela que a inalação do vapor de gasolina automotiva causa câncer de bexiga e leucemia mieloide aguda em pessoas adultas.

Investimento: estados e municípios têm até hoje para se inscrever na edição 2025 do PAC Seleções da Saúde. O investimento previsto é de R$ 5,8 bilhões e a meta é financiar a construção de 945 novas unidades de saúde e a compra de 18,9 mil equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de ambulâncias e unidades odontológicas móveis.

Tem mais: municípios que já foram selecionados no ano passado podem participar, mas será dada prioridade para aqueles que estiverem com bom andamento nos processos de licitação das obras para as quais foram selecionados.

Debate: com apresentação de Josélia Fonseca e Regina Santana, o programa “Pautas Femininas” de hoje, às 14h, no Youtube da Assembleia Legislativa do Estado, terá como convidadas, Cristiane Lago e Silvânia Tamer.

De volta: após uma cirurgia de uma semana em São Paulo, fazendo “cheque-up” de saúde, Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite regressam hoje a São Luís.

Frango de Ouro: o almoço de domingo no excelente restaurante Frango de Ouro foi uma festa de casa lotada de nomes conhecidos da sociedade maranhense.

Grupo animado: Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes comandavam uma grande mesa que reunia filhos, netos e netas e seus namorados. Em outra mesa, as irmãs e cunhados de Luiz Carlos se deliciavam com os quitutes da casa.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.

Em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) - Lei nº 13.709/2018, esta é nossa Política de Cookies, com informações detalhadas dos cookies existentes em nosso site, para que você tenha pleno conhecimento de nossa transparência, comprometimento com o correto tratamento e a privacidade dos dados. Conheça nossa Política de Cookies e Política de Privacidade.