
PH Revista: Bianca Klamt na Feira de Móveis de Milão
E mais: Café Freudiano 2025
-----------------------------------------------------------------
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
-----------------------------------------------------------------
Indústria e crescimento
Em fevereiro de 2025, a indústria maranhense apresentou crescimento com o volume de produção aumentando 1,0 ponto em relação ao mês anterior, totalizando 52,3 pontos, conforme a Sondagem Industrial realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Este aumento é um indicativo de recuperação na atividade industrial, refletindo uma demanda crescente por produtos e ambientais resultando em maior geração de receita e empregos no setor.
Além do crescimento na produção, o indicador de “empregados” também registrou uma alta expressiva de 4,9 pontos, alcançando 55,3 pontos. Esse aumento no número de contratações demonstra uma confiança crescente nas indústrias na economia local, o que pode melhorar a renda das famílias e os colaboradores o consumo.
A expectativa é que essa tendência seja mantida.
Indústria e crescimento...2
Por outro lado, a evolução dos estoques de produtos apresentou queda de 6,5 pontos, totalizando 47,2 pontos. Essa redução sugere que as vendas superaram a produção, um sinal positivo de demanda, mas que também pode gerar pressão para um aumento na produção.
A utilização da capacidade instalada, por sua vez, caiu 4,0 pontos percentuais, registrando 70,0 pontos, o que pode afetar a eficiência operacional e os custos fixos das empresas, mas também pode ser uma oportunidade para manutenção e atualização de equipamentos.
As expectativas para os próximos seis meses são otimistas, com um aumento de 4,8 pontos na demanda por produtos, totalizando 57,3 pontos.
O crescimento nas expectativas de compra de matéria-prima, que subiu 2,3 pontos, também indica que as indústrias estão se preparando para atender à demanda futura.
Balaio de Sotaques 2025
Está chegando a época do ano mais aguardada pelos maranhenses: os Festejos Juninos. E a abertura oficial da temporada 2025 do Balaio de Sotaques, tradicional programação junina promovida pelo Sesc Maranhão, este ano acontece mais cedo, em um grande evento aberto ao público: a Semana S, nos dias 17 e 18 de maio, na Praça Maria Aragão, a partir das 14h.
Com uma agenda diversa de atrações e serviços do Sistema Comércio: Sesc, Senac e Fecomércio, ao longo do dia, a abertura do Balaio de Sotaques é o destaque da programação do dia 17/05, iniciando às 18h.
Na agenda, Cia Chegança, Boi de Nina Rodrigues, Cia Barrica, Boi de Axixá, Boi de Morros e Boi da Maioba, grandes nomes do nosso São João que prometem arrastar uma multidão de brincantes para a Praça Maria Aragão.
A Semana S
Idealizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Semana S levará lazer, cultura, entretenimento, conhecimento e cidadania à população, além de palestras para incentivar o desenvolvimento e a inovação do setor terciário nacional.
Em São Luís, o evento, que também celebra os 80 anos da CNC, acontece nos dias 17 e 18 de maio, na Praça Maria Aragão.
A Semana S contará com praça de alimentação, estandes com serviços diversos, o BiblioSesc com performances literárias e contações de história, o Sesc Saúde Mulher realizando mamografias e exames preventivos, além de dois palcos para apresentações culturais e um espaço para crianças neurodivergentes com atividades de neuroestimulação e brinquedos sensoriais, com sessão de trinta minutos mediada por um terapeuta ocupacional e duas professoras.
O Programa Sesc Mesa Brasil estará presente no evento com degustação de receitas produzidas a partir do aproveitamento integral de alimentos, entrega de cestas básicas para entidades filantrópicas credenciadas ao Programa e também estará recebendo a doação de alimentos não-perecíveis e/ou itens de higiene e pessoal.
Sesc Maranhão
Em 2024, o Sesc Maranhão mais uma vez foi gigante. Os números refletem a força e a importância do seu trabalho para a sociedade. O Sesc serviu mais de um milhão de refeições e lanches em São Luís, Itapecuru-Mirim e Caxias.
Foram realizadas mais de 63 mil consultas e exames odontológicos, além de ações educativo-preventivas. Na educação, o Sesc atendeu quase quatro mil alunos. A cultura impactou 240 mil maranhenses com uma programação que contemplou um leque de linguagens artísticas, valorizando os grupos locais e ampliando o acesso à produção nacional.
Incentivando um estilo de vida saudável e defendendo o lazer como um direito social, em 2024, o Sesc contou com a participação de 162 mil em suas atividades esportivas e recreativas. O Programa Mesa Brasil registrou o maior recorde de doações no país, distribuindo no Maranhão 423 toneladas de alimentos para 300 mil pessoas.
Café Freudiano 2025
O que significa, no Brasil, “tornar‑se negro”? Como a psicanálise pode escutar esse percurso sem silenciar o pacto narcísico da branquitude? E se o inconsciente tem cor, de que forma essa dimensão atravessa o sofrimento psíquico? Estas são as questões centrais de "Um defeito de cor? Racismo à luz da psicanálise", primeira edição do Café Freudiano em 2025, que acontece neste sábado, 12 de abril, no Teatro Napoleão Ewerton, a partir das 9h30.
A abertura fica por conta de William Amorim (escritor e psicanalista), que recebe a convidada principal Anicia Ewerton, psicanalista e mestre em Psicologia. Juntos conduziram a discussão sobre as contribuições específicas de psicanalistas negros – como Neusa Santos Souza e Isildinha Baptista – para um debate já amplamente explorado em suas dimensões jurídicas, sociológicas e antropológicas, mas talvez ainda um pouco interrogado no campo analítico.
Café Freudiano 2025...2
O evento também conta com as participações de Lúcia Gato (atriz), Berê Oliveira (Estilista e Fundadora da CPDMODA), Yara Lima (estilista em formação) e a cantora convidada Pâmela Maranhão, que trarão olhares diversos sobre as interseções entre arte, subjetividade e racialização.
Além das atrações artísticas, haverá exposições/vendas de livros, artigos de moda, artesanato, etc.
A retirada de ingressos e o café de boas‑vindas começa às 9h30, com início oficial às 10h.
O projeto Café Freudiano foi idealizado pelo psicanalista, escritor e poeta William Amorim, com o apoio do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise/Seção São Luís, e em 2025 chega em sua 4ª temporada com uma trajetória de sucesso de público e crítica.
DE RELANCE
A arte do encontro em Quatro 70
Eles são notáveis artistas do Maranhão, capítulos na história da Música Popular Brasileira, que atravessam gerações… Juntos, Joãozinho Ribeiro, Chico Saldanha, Josias Sobrinho e Sérgio Habibe apresentam show inédito, na arte do encontro em QUATRO 70.
A Mostra Quatro 70 vai acontecer no dia 23 de abril, quarta-feira, 20h, no Teatro João do Vale - Centro Histórico, com entrada franca. A iniciativa é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo.
A data foi escolhida, quiçá ao acaso, mas dotada de muito peso e tradição. Nela, celebra-se um dos santos católicos mais queridos e venerados do Brasil, São Jorge; é Dia Mundial do Livro, e marca ainda a comemoração ao gênero musical genuinamente brasileiro, declarado patrimônio cultural imaterial do país, o Choro; e há ainda quem acredite que o gênio Pixinguinha tenha nascido em 23 de abril (ele nasceu em 4 de maio de 1897).
Motivos têm-se de sobra para festejar, sobretudo, pelo fato da natureza da iniciativa ser tão bem sucedida em seu propósito; pela arte do encontro como se já tivesse sido sacramentada dentro da própria existência.
“Quatro 70 é um palco de exposição de uma rica experiência cultural e musical maranhense”, acentua o músico Sued Richarllys que assina a direção e arranjos do espetáculo.
A arte do encontro em Quatro 70...2
Joãozinho Ribeiro, Chico Saldanha, Josias Sobrinho e Sérgio Habibe são protagonistas na criação do que se chama Música Popular Maranhense; ou melhor, da canção popular brasileira de berço arraigado na poética ritmada que surge nas entranhas das raízes culturais, ecoando toques e batuques de nossa ancestralidade.
Desde o início de suas trajetórias, os versos e canções dos Quatro 70 ganharam repercussão nacional e ao longo das últimas seis décadas esses autores vêm ressignificando a obra artística de cada um, com tenacidade e tempo presente.
Para Chico Saldanha, esta iniciativa tem significado especial porque vem mostrar a importância que a geração 70 teve e continua tendo para a Música Popular do Maranhão.
O poeta Joãozinho Ribeiro comunga da mesma opinião do exercício ativo.
No engenho, Josias Sobrinho é mestre na tessitura de palavras entrelaçadas às notas musicais. Motivado pelo desejo de realizar, ele dá liga ao grupo, e ressalta que Quatro 70 traz “a força que agregamos quando nos articulamos coletivamente".
“Esse trem bom, já vem de longe… Não só de momentos bons mas também de histórias tristes que não quero lembrar… Mas valeu a caminhada durante todo esse tempo ao lado desses amigos/irmãos… São Luís sempre foi e será a melhor parceira das nossas canções. Obrigado, minha cidade", arremata Sérgio Habibe.
Para escrever na pedra:
“A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar. De Albert Einstein.
TRIVIAL VARIADO
Aumento: Governo confirma para maio o pagamento dos reajustes acordados com os servidores federais. Retroativos também serão pagos.
Chocolates: pesquisa da Nexus indica que 52% dos brasileiros pretendem comprar ovos de Páscoa este ano. Gasto médio deve ficar em R$ 59.
Temporada de golpes: a AGU oficia Google e Apple contra apps falsos sobre o Imposto de Renda. Tais apps surgem sempre no período de declaração do IRPF.
Luteria: a arte secular da luteria - construção e restauro de instrumentos de corda - tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil, impulsionada por escolas especializadas e pela valorização do trabalho artesanal.
Energia: balanço divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta que, no primeiro trimestre deste ano, a usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, oeste do Pará, contribuiu com 9,69% da demanda nacional de consumo de energia em horário de pico.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.