Sucesso há 37 anos

Filme antigo de Xuxa pode ser restaurado em 4k

Trata-se de Super Xuxa contra o Baixo Astral, visto por mais de 2,8 milhões de pessoas.

Evandro Júnior / Na Mira

Xuxa estrelou no filme há 37 anos
Xuxa estrelou no filme há 37 anos (Foto: Divulgação)

Um dos maiores sucessos da comédia infantil brasileira, o filme Super Xuxa contra o Baixo Astral, exibido há 37 anos e assistido por mais de 2,8 milhões de pessoas, poderá ser restaurado em qualidade 4K, mas o projeto quase foi cancelado por conta do desaparecimento de um dos rolos originais, perdido em 2002, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

O filme estava prestes a ser digitalizado quando a equipe descobriu que a cópia original estava incompleta, sem as cenas iniciais. A restauração, então, foi pausada. Mas tudo mudou quando o cineasta e colecionador Diego Alexandre encontrou um rolo de exibição que pode salvar o projeto.

Segundo Diego, antes da era digital, era comum que cópias analógicas fossem descartadas ou recicladas para outras finalidades. “As cópias ou eram incineradas ou usadas por fábricas de vassouras”, explicou.

Após testes preliminares, o colecionador conseguiu exibir o filme com ajuda de um projetor. A descoberta abriu caminho para retomar a restauração. O material agora será enviado para análise técnica. 


 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.