PH: Brasil na festa do Oscar de 2025
E mais: Filmes brasileiros indicados ao Oscar
Brasil na festa do Oscar de 2025
As três indicações para o Oscar, depois de um Globo de Ouro de Fernanda Torres, fazem de Ainda Estou Aqui o filme brasileiro de maior reconhecimento internacional e isso tem uma importância política que transcende a euforia pelo sucesso nas telas.
Em um momento de exaltação à ditadura por parte de extremistas que ignoram o que foram os Anos de Chumbo, é importante mostrar ao mundo essa página infeliz da nossa história.
A história de Eunice Paiva – e de toda a família do deputado Rubens Paiva – é só um recorte da história maior, que precisaria de uma série de várias temporadas para ser contada.
Brasil na festa do Oscar de 2025...2
Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva está tendo o reconhecimento mundial que Patrícia Pillar deveria ter tido quando encarnou Zuzu Angel no filme de Sérgio Rezende.
Zuzu Angel também foi o recorte de um episódio com vários pontos em comum com o enredo de Ainda Estou Aqui.
Eunice e Zuzu tinham uma vida confortável no Rio de Janeiro de antes do golpe militar. Eunice era dona de casa, esposa de um deputado, mãe dedicada à escadinha de filhos. Zuzu, estilista reconhecida, casada com um diplomata norte-americano, teve um filho, Stuart Angel Jones, roubado de sua vida tal qual ocorrera com Rubens Paiva.
Brasil na festa do Oscar de 2025...3
Stuart era um dos tantos meninos recém-saídos da adolescência que não gostava do regime militar e ousava ir para a rua protestar contra os desmandos. Envolveu-se com organizações clandestinas que combatiam a ditadura, foi capturado e desapareceu nos porões do regime.
O filme estrelado por Patrícia Pillar no papel-título mostra a luta dessa mulher obstinada em busca de notícias do filho. Quando percebe que nunca mais terá Stuart nos braços, Zuzu usa a moda para mostrar ao mundo, a partir dos Estados Unidos, as atrocidades da ditadura no Brasil.
Zuzu não viveu o suficiente para morrer de Alzheimer. Jovem ainda, morreu em um acidente de trânsito com todas as características de atentado terrorista, na avenida que liga a Zona Sul do Rio de Janeiro à Barra da Tijuca.
O corpo de Stuart, assim como o de Rubens Paiva, nunca foi encontrado.
Brasil na festa do Oscar de 2025...4
Uma semana antes de morrer, sabendo que estava sendo perseguida, Zuzu deixou uma carta na casa do cantor Chico Buarque, dizendo: “Se eu aparecer morta, por acidente ou outro meio, terá sido obra dos assassinos do meu amado filho".
O acidente (atentado) ocorreu na madrugada de 14 de abril de 1976, na Estrada da Gávea.
Foi para ela que Chico compôs Angélica, a canção que você precisa ouvir pensando na mãe em busca do filho “que vive na escuridão do mar”.
Esta coluna sugere que Ainda Estou Aqui seja exibido nas escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Agora, mais do que nunca, acrescenta Zuzu Angel na lista que deveria incluir O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias e Pra Frente, Brasil.
Brasil na festa do Oscar de 2025...5
Após vencer o Globo de Ouro, Fernanda Torres segue os passos de Fernanda Montenegro ao ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz
And the Oscars goes to… a emblemática frase poderá ser complementada com o nome de Fernanda Torres no dia 2 de março. A atriz foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Ainda Estou Aqui e encerra jejum de 26 anos sem uma brasileira no maior prêmio do cinema mundial.
A intérprete de Eunice Paiva é a segunda brasileira a ser indicada ao prêmio – a primeira e única foi a sua mãe, Fernanda Montenegro, pelo filme Central do Brasil, também de Walter Salles. Ela chega credenciada após vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama.
Desde que o nome da atriz foi ventilado para as grandes premiações do cinema, Fernanda Torres passou a ser ovacionada pelas redes sociais e recebeu muito apoio dos seguidores.
Brasil na festa do Oscar de 2025...6
Por conta de Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres já venceu o Critics Choice Awards de Melhor Atriz em Filme Internacional, além do Globo de Ouro.
Entretanto, recebeu indicações ao APCA de Cinema, Prêmios Satellite, que ainda estão pendentes, e ao IndieWire Critics Poll, Greater Western New York Film Critics Association, DiscussingFilm Critic Award e à Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, em que não venceu.
O longa Ainda Estou aqui conquistou a indicação de Melhor Filme e de Melhor Filme Estrangeiro.
Continua após a publicidade..
Seguindo a previsão de internautas e veículos especializados, filmes como “A Substância”, “Wicked: Parte Um” e o brasileiro “Ainda Estou Aqui”, competem nas principais categorias da premiação. Entre os indicados, quatro filmes, incluindo o longa de Walter Salles, se destacam por trazer diferentes abordagens acerca do autoritarismo ao longo da história.
Filmes brasileiros indicados ao Oscar
Veja quais filmes brasileiros foram indicados ao Oscar: O Pagador de Promessas (1963); O Beijo da Mulher Aranha (1985); O Quatrilho (1995); O que É Isso, Companheiro? (1997); Central do Brasil (1999); Cidade de Deus (2003); O Menino e o Mundo (2016); Democracia em Vertigem (2020).
DE RELANCE
Apoio às vítimas de Los Angeles
Quem quer almoçar com Julia Roberts (e apoiar vítimas dos incêndios de Los Angeles)?
As estrelas de Hollywood estão a juntar-se aos esforços de recuperação após os devastadores incêndios florestais de Los Angeles, que resultaram em 25 mortos e em centenas de milhares de desalojados, com o fundo de ajuda aos incêndios florestais SoCal Fire Fund a leiloar experiências com celebridades.
No topo dessas experiências está um almoço com a “mulher de sonho” Julia Roberts. “O SoCal Fire Fund é uma organização incrível que se dedica a propor iniciativas de recuperação e apoio vital às pessoas afetadas por esta tragédia”, declarou a atriz, acrescentando: “Quero fazer a minha parte para ajudar a ampliar a sua missão e angariar apoio para as famílias que mais precisam. Por isso, convido um de vocês (e um convidado!) para almoçar comigo! Vamos desfrutar de boa comida e conversa, e será uma oportunidade para passarmos juntos algum tempo de qualidade.”
Apoio às vítimas de Los Angeles...2
Outras experiências passam por ir à estreia na Broadway de Good Night, And Good Luck e, aí, conhecer e cumprimentar o ator George Clooney.
Ou ir à estreia de Jurassic World Rebirth e cruzar-se com Scarlett Johansson.
Mas também é possível licitar uma partida de golfe exclusiva com Larry David e Doc Rivers; uma viagem a Las Vegas num jato privado com os The Chainsmokers Alexander Pall e Andrew Taggart; e visitas a cenários de filmes, como ao de Sugar, onde estará à espera Colin Farrell, ou de Watch What Happens Live, para conhecer o apresentador Andy Cohen, além de um lugar para assistir à final do programa RuPaul's Drag Race.
Marcha dos Municípios
Estão abertas as inscrições para a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada anualmente pela Confederação Nacional de Municípios.
Neste ano, o encontro está marcado para o período de 19 a 22 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal.
Apontado como a maior mobilização municipalista da América Latina, o evento reúne milhares de gestores de todo o País, que debatem as demandas dos municípios com o presidente da República, os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, além de ministros do Executivo e do Judiciário.
Antonio Saboia vibra com Ainda Estou Aqui
O longa-metragem com adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda estou aqui”, que está concorrendo ao Oscar, contou com a brilhante participação do ator franco-maranhense Antonio Saboia, que interpreta Marcelo Rubens Paiva no filme em uma segunda fase.
Antonio é filho do jornalista Napoleão Saboia, já falecido, que trabalhou por muitos anos em veículos como O Imparcial, Correio Braziliense, como correspondente do Estadão e como colaborador da Coluna PH.
Criado em São Luís, Napoleão se considerava maranhense. Casado com uma francesa, filha de espanhóis, Napoleão fazia questão de dizer que seu filho era franco-maranhense.
O longa-metragem, protagonizado por Fernanda Torres, está fazendo história ao ser indicado ao Oscar 2025 na categoria principal, Melhor Filme, sendo a primeira produção brasileira a disputar esse prêmio. Além disso, a obra também concorre nas categorias de Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres.
Para escrever na pedra:
“Trump não me empolga nem me deprime. O que virá depois dele, sim. É isto que estamos construindo a partir de agora. Lavar os pratos, sem quebrá-los”.
TRIVIAL VARIADO
Fraudes: golpes via Pix podem custar R$ 11 bilhões aos brasileiros até 2028, aponta estudo da ACI Worldwide e GlobalData.
Métricas: Elon Musk comemorou, ontem, a marca de 673 milhões de visualizações na rede social X em vídeos da posse de Donald Trump.
Jorge Murad reúne hoje um grupo de seus melhores amigos para comemorar sua nova idade com um almoço no Calhau. Roseana está em Brasília.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira