BACABAL – A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa entra na reta final. A meta da Aged é vacinar 100 por cento dos 521.425 bovinos cadastrados nos nove municipios que compõem a regional. Um levantamento feito nas casas especializadas da cidade, mostrou um dado preocupante: nessa primeira quinzena de novembro a procura por vacina foi pequena.
O presidente do Sindicado dos Produtores Rurais, Gilvan Lima Arêa Leão, em entrevista à rádio Mirante FM de Bacabal, fez uma convocação para que os pecuaristas intensifiquem a vacinação.
- "É importantíssima essa segunda etapa. Nós fazemos esse apelo aos produtores porque ela nos levara a uma visita do Ministério da Agricultura, para que a gente passe pra um nível de baixo risco. Isso repercute diretamente no bolso do produtor, então se você fica livre com vacinação os mercados compradores aumentam, o preço da sua mercadoria melhora, o pecuarista gera mais emprego e certamente mais imposto para o governo", ressaltou Leão.
Após a vacinação do rebanho, que se encerra dia 30 de novembro os criadores têm até 15 dias para comprovar o serviço nas Unidades Veterinárias Locais - UVL, nos escritórios da Aged ou de atendimentos à comunidade, presentes nos 217 municípios do Estado.
Saiba Mais
- Ministério da Agricultura vai intensificar ações de proteção após suspender vacinação contra febre aftosa
- Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo
- Maranhão inicia última etapa de vacinação contra febre aftosa nesta segunda-feira (1º)
- Publicada portaria que reconhece o Maranhão como área livre de febre aftosa sem vacinação
- Vacinação contra febre aftosa será suspensa no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.