SÃO LUÍS - Em seu primeiro dia de participação na Semana da Conciliação realizada pelo Conselho Nacional de Justiça em todo o país, a primeira vara da comarca de Bacabal registrou um total de 70% de acordos. A informação é do titular da Vara, o juiz Osmar Gomes.
Segundo o juiz, para a ação, que em função do prazo mínimo para intimações das partes teve início na terça-feira (8), foram designadas 87 audiências, das quais 27 agendadas e realizadas no primeiro dia da iniciativa. Mais 30 audiências estão marcadas para ocorrer durante a Semana.
A expectativa do juiz é que, ao final, no mínimo 70% dos processos sejam solucionados pela conciliação. Para o magistrado, “a conciliação é necessária e o Judiciário do Maranhão e o Conselho Nacional de Justiça está trilhando o melhor caminho”.
O juiz ressalta a mudança pela qual está passando a Justiça. “É preciso nos adequar ao período pós Constituição de 88, em que se tem não mais a figura do Juiz representante da coroa, nem do juiz apolitizado, nem do juiz escravo da lei, mas do juiz cidadão, que busca a interpretação da lei para a correta aplicação da justiça, escapando da interpretação literal e buscando aplicá-la sistemicamente. A conciliação é resultado desta última combinação que se resume em uma palavra só – cidadania”, declarou.
Com informações da Corregedoria Geral da Justiça.
Saiba Mais
- Agendamentos seguem até dia 30 para a 10 ª Semana Nacional da Conciliação
- Mais de 4 mil audiências já foram marcadas para a Semana De Conciliação no MA
- Juiz afirma que conciliação é a melhor forma de resolver processos
- Em ITZ, 60 casos extras serão julgados na Semana da Conciliação
- Semana da Conciliação atende mais de 19 mil pessoas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.