BACABAL - Ações educativas de saúde em Vigilância Sanitária estão sendo realizadas em todo o Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. Um grupo de técnicos da Superintendência de Vigilância Sanitária estará, a partir desta segunda-feira (10), no município de Bacabal, levando à população atividades do Projeto VISA Itinerante, Projeto VISA nas Escolas, além da realização de capacitação para técnicos das Vigilâncias Sanitárias da regional de Bacabal, nas ações de VISA.
O Projeto VISA Itinerante tem como principal objetivo criar um canal de comunicação com a sociedade e com os setores ligados à saúde. Já o Projeto VISA nas Escolas busca preparar a comunidade escolar para desenvolver ações estratégicas em educação e saúde, focalizando como conteúdo os temas higiene corporal, alimentação saudável e uso correto de medicamentos, possibilitando a pais e alunos de 6 a 10 anos, da rede pública de ensino, aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos para melhoria da qualidade de vida.
Para o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, a educação sanitária é um dos instrumentos utilizados pela Vigilância para preparar uma geração mais consciente do seu papel dentro da sociedade, na busca por uma melhor qualidade de vida. “É extremamente gratificante trabalhar as ações de Vigilância Sanitária dentro da escola, os alunos estão sempre motivados para conhecer o novo, são verdadeiros agentes multiplicadores da aprendizagem”, ressaltou Garcia.
As atividades dos Projetos ocorrem simultaneamente em locais diversos. A programação do dia 10 de maio destaca ciclo de palestras com o tema “O papel da Vigilância Sanitária na proteção à saúde”. Será no auditório do CAPS, das 15h às 18h. O público-alvo são agentes comunitários de saúde, proprietários de estabelecimentos sujeitos ao controle sanitário (farmácias, restaurantes, mercearias) e profissionais de Vigilância Sanitária Municipais.
Também no dia 10, os alunos da Unidade Escolar José Vieira Lins (bairro Esperança), conhecerão melhor o trabalho desenvolvido pelos profissionais de Vigilância Sanitária, por meio de performances teatrais. Já no período da tarde às 16h, será realizada uma reunião com os pais dos alunos. O conteúdo sobre higiene corporal, alimentação saudável e uso correto de medicamentos, será trabalhado em sala de aula pelos professores da escola. Para isso alunos e professores receberão um kit com cartilhas do Projeto VISA nas Escolas.
Além da programação executada pelos projetos VISA Itinerante e VISA nas Escolas, a Superintendência de Vigilância Sanitária estará realizando de 10 a 14, o Curso de Capacitação em Vigilância Sanitária: Ações Estruturantes e Estratégicas, no auditório da Regional de Saúde de Bacaba. O curso é destinado a profissionais de toda a regional.
Saiba Mais
- Não podemos perder a confiança no sistema de transplantes, diz Nísia
- G20: Brasil quer criar coalizão para produção regional de vacinas
- Ministério nega desabastecimento generalizado de vacinas no Brasil
- Reembolso do plano de saúde: saiba quando você tem direito
- Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.