BACABAL - Vários pecuaristas da região do Médio Mearim estão inadimplentes com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado (Aged). Dezenove criadores deixaram de comprovar a vacinação da I Etapa de 2010 contra a febre aftosa. Para todos os efeitos, eles não vacinaram suas cabeças de gado.
Os pecuaristas de Bacabal que não comprovaram a vacinação estão sendo convocados pelo Ministério Público. O promotor Agamenon Batista, da 2ª Promotoria de Bacabal, quer saber as razões pelas quais 360 cabeças de gado constam como não-vacinadas na região. Caso se confirme o não cumprimento, o criador poderá sofrer desde uma advertência até ser proibido de comercializar o seu rebanho.
Segundo Agamenon Batista, em entrevista a Rádio Mirante FM de Bacabal, o comunicado ao Ministério Público foi feito pela chefe da vigilância sanitária do escritório regional da Aged. "As sanções vão desde a advertência até sanções mais sérias. O que nós tentamos aqui na promotoria é notificar pra que sejam apresentadas documentação. Tem um caso que lhe posso dizer que foi o seguinte: o criador maior comprou a vacina por ele e para dois produtores vizinhos. Então não houve o batimento cadastral por conta disso. Mas já foi encaminhado para a Aged e o problema está resolvido. Agora, a pior sanção que o pecuarista pode ter a interdição da área pra comercialização de bovinos", ressaltou Batista.
A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa e ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos. A gravidade da doença não decorre das mortes que ocasiona, mas principalmente dos prejuízos econômicos, atingindo todos os pecuaristas, desde os pequenos até os grandes produtores.
Saiba Mais
- Ministério da Agricultura vai intensificar ações de proteção após suspender vacinação contra febre aftosa
- Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo
- Maranhão inicia última etapa de vacinação contra febre aftosa nesta segunda-feira (1º)
- Publicada portaria que reconhece o Maranhão como área livre de febre aftosa sem vacinação
- Vacinação contra febre aftosa será suspensa no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.