SÃO LUÍS - A Lei Maria da Penha foi tema de palestra proferida pela juíza da Comarca de Poção de Pedras, Raquel Araújo Castro Teles de Menezes, no I Seminário de Prevenção de Violência e Promoção da Saúde realizado ontem (3), pela Secretaria de Saúde do município.
Falando a cerca de 100 participantes do evento – profissionais da saúde e representantes da comunidade – a magistrada ressaltou os principais aspectos da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), destacando a importância da parceria do Poder Judiciário, Ministério Público, Delegacia de Polícia e Secretaria de Saúde na prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
A titular da comarca esclareceu o público sobre os institutos legais relativos à matéria, orientando os populares acerca de direitos e garantias estabelecidos na Constituição.
Raquel Menezes enfatizou que “cerca de 20% dos processos criminais em tramitação na Comarca de Poção de Pedras envolvem prática de violência contra mulheres, o que denota alto índice de tolerância por parte das vítimas, já que muitos casos não chegam ao conhecimento das autoridades”.
Violência
O I Seminário de Prevenção de Violência e Promoção da Saúde teve como principal objetivo a implantação do Núcleo de Prevenção de Violência e Promoção da Mulher, bem como treinamento aos profissionais da saúde acerca do encaminhamento da Ficha de Notificação do Ministério da Saúde para a Delegacia de Polícia e Ministério Público, em casos de violência doméstica, sexual e outras violências.
Além da magistrada, foram palestrantes no evento o promotor de Justiça da comarca, Rommel Silva Patriota, a secretária de Saúde de Poção de Pedras, a coordenadora do Núcleo de Prevenção de Violência e Promoção da Saúde e a diretora do Centro da Mulher.
As informações são da Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão.
Saiba Mais
- Maria da Penha entra em programa de proteção do Ceará
- Somente 20% das mulheres brasileiras conhecem bem a Lei Maria da Penha
- Deputado quer proibir agressor de mulher de frequentar bares e restaurantes
- Medida protetiva à mulher passa a ser concedida de forma sumária
- Lei Maria da Penha completa 16 anos neste domingo
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.