BACABAL – O assunto vencedor desta semana do quadro Você quer saber, do Bom Dia Mirante foi "Energia alternativa". Em Bacabal, uma empresa garante a produção utilizando coco babaçu como principal fonte de energia. Além da economia e da preocupação ambiental, a produção alternativa de energia, também, ajuda a melhorar a renda das quebradeiras de coco.
Veja, ao lado, na reportagem de Rosi Bonfim e Valdo Lima.
A empresa produz cerca de vinte mil caixas de sabão por mês. Os produtos abastecem o mercado de bacabal e dos municípios da região. esta caldeira é a principal fonte de energia que garante a produção. Francisco das Chagas é o primeiro funcionário a chegar para trabalhar. Ele é o responsável pela caldeira e considera a máquina o coração da empresa. Do local, sai o vapor necessário para alimentar os outros setores da fábrica.
Veja também: Especialista tira dúvidas sobre energia alternativa
Com facilidade, a caldeira chega a 150°C. Para atingir esta temperatura a fonte de energia vem da vegetação nativa. Rica em coco babaçu a região fornece o material. Somente a casca é utilizada, se transformando em fonte de alimentação econômica e com responsabilidade ambiental.
Com a energia que vem da casca do coco babaçu caldeira consegue chegar a seis quilos de vapor por hora. Energia suficiente para garantir o funcionamento da empresa.
Quem, também, tem benefícios com a fonte alternativa de energia são as quebradeiras de coco. Elas têm comprador certo para a produção e conseguem complementar a renda da família.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.