BACABAL - A Conferência Regional de Bacabal, que foi realizada, quinta-feira (6) na Universidade Federal do Maranhão Campus III, Avenida João Alberto, s/n, Bairro Bambu, em Bacabal, foi aberta pelo Secretário Adjunto de Recursos Ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Antônio César Carneiro de Souza, representando o titular da pasta, Victor Mendes.
Na abertura dos trabalhos, Carneiro ressaltou que as conferências têm como um dos objetivos despertar à atenção de todos para a necessidade urgente de se melhorar o grau de sustentabilidade de nossas ações desde o consumo de alimentos, bens e serviços. “O processo de urbanização, por exemplo, é um problema para as cidades devido à grande quantidade de resíduos que gera. Precisamos educar para o consumo e para outras ações porque a destinação incorreta do lixo gera uma série de problemas para todos”, ressaltou. Carneiro também destacou que discutir o tema de forma aprofundada é providencial, especialmente, durante a semana em que se comemora o Dia do meio Ambiente.
Em seguida, o Prefeito Municipal de Bacabal, José Alberto Veloso, destacou a importância do município sediar uma das etapas regionais da Conferência do Meio Ambiente para qual foram mobilizados representantes de vinte e quatro municípios (24).
A coordenadora de mulheres e jovens do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bacabal, Silvana Moraes, ressaltou a importância das mulheres, dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e de toda sociedade civil, participarem de espaços de discussão como os que estão sendo oportunizados pela conferência do meio ambiente.
A Promotora de Justiça de Bacabal, klycia Luíza Castro Menezes, lembrou no pronunciamento dela que é dever de todos preservar o meio ambiente. “Não podemos deixar que as nossas riquezas sejam destruídas em função do dito desenvolvimento com muito desmatamento e agressões ao meio ambiente na região”, disse. A representante do Ministério Público ressaltou ainda que o evento trate de um grande problema ambiental que são os resíduos sólidos. “A lei previu que municípios e estados elaborassem seus planos de gestão de resíduos até agosto de 2012 e muitos não cumpriram. Espero que os participantes da conferência de hoje tenham um dia bastante produtivo e peço que os senhores estejam mais sensíveis às causas do meio ambiente”, complementou.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Bacabal, Inaldo Nascimento, destacou as dificuldades que as secretarias municipais têm em se estruturarem. “Espero que a conferência gere propostas que possam ser utilizadas pelo município na gestão ambiental”, disse. Já o representante do Comitê Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Médio Mearim, de Pedreiras (formado por 16 municípios) abordou a importância de se buscar soluções para problemas que atingem os recursos hídricos do estado. “A conferência é importante porque ainda não temos uma solução para os resíduos sólidos. Ainda não temos tratamento, não existe nenhum aterro sanitário. Por isso é urgente que se discuta o problema e que se proponha soluções. Todos sofrem com a destinação incorreta do lixo, principalmente, o meio ambiente e as nossas bacias hidrográficas”, advertiu.
O representante da Assembleia Legislativa do Maranhão no evento, o Deputado Estadual do PMDB, Roberto Costa, destacou a importância do debate em torno do tema em consonância com o atual momento de desenvolvimento pelo qual passa o estado. “O Estado tem atraído vários empreendimentos e há uma preocupação em aliar o desenvolvimento com a sustentabilidade. A conferência dá subsídios para o crescimento e desenvolvimento com sustentabilidade”, ressaltou.
Saiba Mais
- Relatório indica intensa mortandade de corais no Nordeste em 2024
- Desastres climáticos aumentaram 250% nos últimos quatro anos no país
- Luta de Chico Mendes permanece viva nos 80 anos de seu nascimento
- Ponto de fabricação de carvão, que prejudicava moradores do Calhau, é fechado
- Educação ambiental busca aproximar a população da Mata Atlântica
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.