BACABAL - Duas motos vão reforçar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Bacabal, município localizado a 240 km da capital maranhense, São Luís. O município dispõe dos veículos desde 2009, mas que nunca saíram do pátio do Samu. Nesta semana, a Secretaria de Saúde de colocou as motos nas ruas.
Cada motolância possui cilindro de oxigênio, material para curativos, reanimação do paciente e equipamentos que são utilizados na imobilização de vitimas de acidentes. As "motolâncias" serão pilotadas por profissionais da área da saúde, como técnicos de enfermagem ou enfermeiros, que passaram por treinamentos de pilotagem e capacitação em atendimentos de emergências exigidos pelo Ministério da Saúde.
Devido ao longo tempo sem utilização, as motos tiveram que passar por uma revisão e, só então, liberadas para circular. Por ter mais facilidade de acesso aos lugares mais hostis e de grande fluxo de veículos, a direção do Samu acredita que as motos terão papel fundamental nos casos de maior gravidade.
"A moto tem mais facilidade de trafegar em locais de difícil acesso e com isso chega mais rápido ao local do acidente. Toda essa agilidade pode ajudar a salvar muitas vidas", diz Fabiane Marins, diretora do Samu.
Saiba Mais
- SAMU 192 no Maranhão: conheça os serviços prestados pelo atendimento móvel de urgência
- Em São Luís, Samu conseguiu atender somente 10% das chamadas em 2023
- Sem reajuste salarial e com ambulâncias quebradas, servidores do Samu cruzam os braços em SL
- Por melhores salários, profissionais do Samu realizam paralisação em São Luís
- Balanço do Samu registra mais de 16 mil atendimentos por ano
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.