Bacabal

Polícia ainda tenta encontrar 10 presos que fugiram em Bacabal

Mario Carvalho/ O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

BACABAL - Policiais militares e equipes da Delegacia Regional de Bacabal continuam à procura de detentos que fugiram, na última quinta-feira (7), da unidade prisional do município, que fica distante 249 km de São Luís. Até ontem (8), já haviam sido recapturados 14 dos 24 presos que conseguiram escapar do estabelecimento prisional. Os fugitivos foram capturados pela polícia em municípios da região, como Luiz Gonzaga e Lago da Pedra.

Segundo o delegado da 16ª regional de Bacabal, Carlos Alessandro Assis, a fuga foi iniciada de maneira rápida, após os presos queimarem vários objetos para dificultar a visibilidade. Muitos detentos tiveram problemas ao inalar fumaça, sendo atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O tenente-coronel Egídio Soares disse que os internos que estavam em nove celas iniciaram uma rebelião no Pavilhão II, que terminou pela depredação das instalações do presídio, culminando com a fuga. Para garantir o intento, um dos presos fingiu que estava passando mal. No momento em que os funcionários do presídio foram atender o detento, uma monitora foi feita refém, dando início ao motim.

O presídio, que fica no povoado Piratininga, às margens da BR-316, comporta 71 internos, mas, após a fuga em massa, os que não conseguiram deixar a unidade prisional foram abrigados em tendas por causa da fumaça.

Os presos recapturados foram encaminhados para o 1º Distrito de Policial de Bacabal, para serem ouvidos, e serão transferidos imediatamente para São Luís. Uma parcela dos detentos que fugiram foi transferida para unidades do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, que fica às margens da BR-135, na capital maranhense.

Mais

Atualmente, 70 detentos estão presos na UPR de Bacabal. Após a decretação da Situação de Emergência no Sistema Penitenciário do Maranhão, no dia 11 de outubro, por um prazo de 180 dias, o presídio está na lista da Sejap das unidades prisionais que serão reformadas em até um ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.