BALSAS - Sete Arenas e um Lounge Educação como espaços de compartilhamento de conhecimento e experiências sobre assuntos diversificados do universo do empreendedorismo, totalizando mais de 150 horas de atividades simultâneas. Jogos interativos que trabalham atitudes empreendedoras. Um grande ambiente de exposição com cerca de 70 estandes, onde serão apresentados negócios maranhenses e também de outros estados, possibilitando networking e novas parcerias comerciais. Esse é o cenário desenhado pelo Sebrae Maranhão para a 11ª Feira do Empreendedor, realizada no município de Balsas e que começa na próxima quinta-feira (27) e vai até o dia 30 de junho, das 17h às 22h, no ginásio municipal.
É a primeira vez que uma cidade da região Sul Maranhense recebe o evento. Além da capital São Luís, apenas os municípios de Imperatriz e Timon já haviam sediado a Feira. De acordo com o coordenador geral do evento, Diógenes Souza, a programação foi estruturada a partir do eixos sustentabilidade, inovação e Conexões Corporativas, considerando os principais desafios enfrentados pela localidade. "Nunca, na região, houve algo com tamanha profundidade de abordagem dos temas e também conexão tão estreita com tudo que o mundo está discutindo e precisa discutir para que os negócios sejam cada vez mais promissores e sustentáveis", ressalta.
O empreendedor Ekles Aguiar, que mora em São Luís, vai participar da Feira do Empreendedor pela segunda vez. Durante a edição anterior, realizada em São Luís no ano de 2022, ele lançou a marca Açaí Sunset como franquia e alcançou resultados muito positivos. Hoje, a empresa detém 19 lojas (16 em São Luís e 3 em Teresina, no Piauí), sendo 10 unidades próprias e 9 franqueadas. "Agora a expectativa para a Feira de 2024 é dobrarmos de tamanho até o final do ano. Vamos aproveitar essa feira para lançar o nosso plano de expansão para o interior do Estado", conta.
Entre os destaques da programação de conhecimento da Feira deste ano estão quatro palestras magnas, ministradas na Arena Rio Balsas por profissionais inspiradores com renome nacional. As Arenas Savana, Cerrado e Floresta vão trazer uma robusta agenda abordando temáticas como marketing digital, vendas online, negócios turísticos, empreendimentos rurais, inteligência artificial, economia criativa, propriedade intelectual, franquias, tecnologia na cadeia de suprimentos e internacionalização. Na Arena ESG serão discutidas questões como compensação de carbono, empreendedorismo feminino e liderança corporativa. Já assuntos financeiros serão o foco da Arena Finança e Crédito.
Educação inovadora - Outro destaque da Feira é a jornada TMX Challenge, que vai movimentar a Arena Inovação com o desenvolvimento de soluções para desafios do mercado local por estudantes universitários. Espera-se que sejam geradas dez novas startups a partir dessa iniciativa. Além de atividades práticas em equipe, os alunos receberão orientações em workshops e mentorias durante os três primeiros dias do evento. No último dia, eles vão apresentar seus projetos a uma banca de jurados composta por especialistas. As três melhores soluções receberão prêmio em dinheiro para ajudar na implementação do projeto.
Já o Lounge Educação será voltado não somente a discentes, como também a docentes e gestores educacionais. Com o objetivo de despertar a cultura empreendedora, serão oferecidas masterclasses de pitches e de Canva, palestras e jogos interativos fora do espaço destinado ao Lounge, com o intuito de desenvolver atitudes empreendedoras na comunidade escolar e no público em geral que visita a Feira.
Conexões Corporativas - A estratégia do Sebrae para integrar pequenos negócios na cadeia de valor de grandes empreendimentos também terá um espaço específico. A Arena Conexões Corporativas vai aproximar pequenos e grandes empreendimentos em atividades que vão desde palestras sobre temas atuais à apresentação de oportunidades de negócios para empreendedores da região. Visando estimular o uso de novas tecnologias e ampliar a percepção dos empresários e potenciais empreendedores sobre mercados em ascensão, a programação inclui temas como neoindustrialização e energias renováveis.
Como participar — A Feira do Empreendedor 2024 é uma iniciativa do Sebrae Maranhão, que tem como patrocinadores já confirmados o Governo do Estado, Prefeitura de Balsas, Ceape, Vale e SENAR, e como apoiadores a FIEMA (Sesi e Senai), Banco do Brasil e Mix Mateus. Para ser um expositor ou para visitar o evento, é necessário realizar inscrição no site do evento: feiradoempreendedor.sebraema.com.
Nos dias de realização da Feira, o público inscrito deve procurar o setor de Credenciamento do evento para retirada do crachá. Não serão disponibilizadas inscrições antecipadas para as atividades da programação de conhecimento, que pode ser consultada na íntegra no site do evento. A participação será garantida por ordem de chegada.
Saiba quem disputa as eleições em Balsas.
Saiba Mais
- VÍDEO: Sebrae MA apresenta ações de educação empreendedora na Feira do Empreendedor em Balsas
- 11ª Feira do Empreendedor começa nesta quinta-feira (27), em Balsas
- Desafio de inovação estimula estudantes a buscar soluções para empresas na Feira do Empreendedor de Balsas
- Expectativa local para Feira do Empreendedor
- Sebrae organiza caravanas de todo o Maranhão para Feira do Empreendedor 2024
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.